Sanofi vai colaborar com BioNTech em produção de vacina contra covid-19

Foto: BioNTech

São Paulo – A farmacêutica francesa Sanofi apoiará a fabricação e o fornecimento da vacina contra covid-19 desenvolvida pela BioNTech em parceria com a Pfizer, em meio a incertezas sobre o fornecimento de doses para a União Europeia (UE).

“A Sanofi fornecerá à BioNTech acesso à sua infraestrutura estabelecida e experiência para produzir mais de 125 milhões de doses da vacina contra covid-19 na Europa. Os suprimentos iniciais virão das instalações de produção da Sanofi em Frankfurt a partir do verão de 2021”, segundo a Sanofi, em comunicado.

A Pfizer disse que a Europa sofreria uma queda temporária nas entregas de vacinas, que seria compensada mais tarde por causa de atualizações de produção em sua fábrica na Bélgica. A UE comprou 600 milhões de doses da vacina.

A AstraZeneca também notificou a UE sobre atrasos nas entregas. A vacina da empresa desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford ainda não foi aprovada pela agência reguladora da UE, o que deve acontecer ainda esta semana, no dia 29 de janeiro.

Ontem, a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula von der Leyen, apelou a farmacêuticas que entreguem as doses prometidas de vacinas contra covid-19, e defendeu um mecanismo de transparência na exportação.

A Sanofi está colaborando com a GlaxoSmithKline (GSK) em uma vacina contra covid-19 baseada em proteína recombinante, e as empresas planejam iniciar um novo estudo de fase 2 em fevereiro de 2021.