Resultados de teste da CoronaVac saem na 1ª semana de dezembro

698
Foto: freeimages.com

São Paulo, 23 de novembro de 2020 – O estudo clínico da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegou à fase final e os resultados serão publicados na primeira semana de dezembro.

Os testes puderam avançar à etapa final porque alcançou-se um número mínimo necessário de candidatos que participaram do teste e foram infectados pela covid-19 – 74 deles contraíram a doença, e eram necessários pelo menos 61 nestas condições.

Os resultados serão enviados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o relatório para verificação da vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria internacional com a biofarmacêutica Sinovac Life Science.

Os testes no Brasil estão sendo coordenados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal. Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo, tornando o Brasil o primeiro país da América Latina a receber uma vacina contra o coronavírus.

A expectativa do Governo do Estado é que o Butantan obtenha a aprovação da Anvisa ao imunizante até janeiro de 2021, quando já estarão disponíveis 46 milhões de doses no Brasil.

No total, foram 13 mil voluntários envolvidos nos estudos no Brasil. A pesquisa utiliza o modelo duplo cego, em que metade dos voluntários recebe doses de vacina, enquanto os demais um placebo sem eficiência contra a doença. Com a abertura do estudo, será possível identificar quantos voluntários contaminados estavam ou não protegidos pelo imunizante.

Na última terça (17), os resultados da fase anterior de estudos clínicos da CoronaVac foram publicados pela revista científica Lancet e mostraram que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.