Remdesivir reduz em 62% o risco de mortalidade por covid-19

879
Foto:Dima Vishnevetsky / freeimages.com

São Paulo – A Gilead Sciences anunciou que um estudo com sua droga em fase de testes para tratamento do covid-19, o remdesivir, mostrou uma recuperação clínica e uma redução de 62% no risco de mortalidade nos usuários quando comparado com a forma de tratamento tradicional da doença.

Segundo a companhia, os dados estão sendo apresentados na Conferência Virtual COVID-19 como parte da 23 Conferência Internacional da Aids e incluem uma análise comparativa do estudo de fase 3 da droga em aplicação real a pacientes com estado grave da infecção causada pelo novo coronavírus.

Cerca de três quartos dos pacientes tratados com remdesivir se recuperaram na segunda semana, em comparação com 59% dos pacientes que receberam tratamento padrão, disse a Gilead. A taxa de mortalidade de pacientes tratados com remdesivir foi de 7,6% no dia 14, enquanto a taxa entre os pacientes que não tomaram remdesivir foi de 12,5%, informou a empresa.

A empresa disse que pacientes de subgrupos étnicos e raciais tradicionalmente marginalizados tratados com remdesivir tiveram resultados semelhantes aos da população geral de pacientes.

Gilead disse que 83% das pacientes pediátricas e 92% das mulheres grávidas e pós-parto se recuperaram no 28 dia de tratamento O estudo da Fase 3 envolveu 312 pacientes e um grupo de controle de 818 pacientes que receberam tratamento padrão no mesmo período, disse Gilead.

Esses pacientes estavam localizados principalmente na América do Norte, e outros na Europa e Ásia.

“Estamos trabalhando para ampliar nosso entendimento da utilidade total do remdesivir. Para abordar a urgência da pandemia contínua, estamos compartilhando dados com a comunidade de pesquisa o mais rápido possível, com o objetivo de fornecer atualizações transparentes e oportunas sobre novos desenvolvimentos com remdesivir “, afirma o diretor médico da Gilead, Merdad Parsey.