Relatório de empregos dos EUA pode indicar ação do Fed, diz Capital Economics

317
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo – O relatório de vagas criadas em julho nos Estados Unidos publicado há pouco pelo Departamento de Trabalho mostra que a recuperação econômica ainda está bastante sólida. Isso deve levar o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, a falar em breve sobre quando o órgão deve diminuir as compras de ativos, afirmam analistas do Capital Economics.

“O aumento de 943 mil vagas na folha de pagamento não agrícola d ejulho e a revisão para cima das aberturas de meses anteriores indicam que o crescimento do emprego mudou para uma marcha mais alta e que o obstáculo à contratação devido à escassez de mão de obra está diminuindo”, diz o economista sênior da Capital Economics, Andrew Hunter.

“Isso sugere que o crescimento econômico pode estar se mantendo melhor do que temíamos e deixa em aberto a possibilidade de Powell falar quando a redução gradual de suas políticas econômicas acomodatícias deve se iniciar na reunião de Jackson Hole dentro de três semanas”, explica.

Ele também destaca a alta de 0,4% em base mensal do salários por hora, assim como seu crescimento de 4,0% em base anual. “Isso ilustra que, mesmo que a escassez de mão-de-obra não pareça mais pesar sobre as contratações, ainda está colocando uma pressão significativa sobre a inflação de preços e salários”, explica.

No entanto, ele alerta que a pesquisa de julho ainda é recente demais para capturar qualquer impacto da variante Delta do coronavírus, já que as crescentes preocupações sobre o vírus podem pesar sobre as aberturas de vagas em agosto e nos meses posteriores.

“Além disso, o relatório de julho não foi totalmente positivo, com o aumento de 261 mil na força de trabalho decepcionante, considerando que ela permanece 3,1 milhões abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Mas, em comparação com isso, a medida alternativa de emprego para as famílias subiu em mais de um milhão, o suficiente para empurrar a taxa de desemprego de 5,9% para 5,4%, em julho”, diz ele.

Por fim, Hunter chama atenção para os comentários recentes dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), Richard Clarida e Christopher Waller, sugerindo que uma sequência de crescimento de empregos mais forte seria suficiente para atingir o limite de “progresso adicional substancial”. “O processo de diminuição de compra de ativos pode começar mais cedo do que esperávamos”, conclui.