Reino Unido suspende voos para seis países após nova variante de coronavírus

580
Foto: Anna Shvets / Pexels

São Paulo – O Reino Unido suspendeu temporariamente voos para seis países após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar a descoberta de uma nova variante da covid-19, com mais de 50 mutações espalhadas na África do Sul.

“A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido está investigando a nova variante. Mais dados são necessários, mas estamos tomando precauções agora. A partir do meio-dia, seis países africanos serão adicionados à lista vermelha, os voos serão temporariamente banidos, e os viajantes do Reino Unido devem realizar quarentena”, publicou no Twitter o secretário de Saúde britânico, Sajid Javid.

Além da África do Sul, Namíbia, Lesoto, Eswatini, Zimbábue e Botsuana também estão incluídos nas novas restrições, de acordo com o governo britânico.

A variante é apelidada de B.1.1.529 e já é responsável por cerca de 90% dos casos na província de Gauteng – a mais populosa da África do Sul -, e lar das capitais políticas e econômicas Pretória e Joanesburgo, respectivamente. Segundo cientistas do país, a cepa também foi detectada na vizinha Botsuana e em um viajante sul-africano que viajou para Hong Kong.

A nova cepa tem mais de 50 mutações em comparação ao coronavírus detectado pela primeira vez em Wuhan, na China, em 2019. Cientistas alertam que essas mutações são preocupantes, pois pode possibilitar que o vírus drible a proteção de anticorpos criados por vacinas e infecções anteriores.