Reino Unido e UE chegam a acordo sobre Brexit

123

Por Cristiana Euclydes

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação

São Paulo – O Reino Unido e a União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre o Brexit, e ele deve ser votado no sábado no Parlamento britânico, disse o primeiro-ministro do país, Boris Johnson. A Comissão Europeia, braço executivo da UE, confirmou que o acordo foi alcançado.

“Temos um novo acordo que retoma o controle – agora o Parlamento deve aprovar o Brexit no sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como custo de vida, serviço nacional de saúde, crimes violentos e meio ambiente”, disse Johnson, em uma mensagem no Twitter.

Segundo ele, o acordo vai permitir que o Brexit seja concluído dentro de duas semanas, no prazo atual de 31 de outubro. Com o novo acordo, o país poderá estabelecer “um novo relacionamento com a UE com base no livre-comércio e na cooperação amigável”, disse.

Ele ressaltou que o mecanismo “backstop”, que manteria a Irlanda do Norte na união aduaneira da UE após o Brexit para evitar uma fronteira física com a Irlanda, ficou fora do pacto. “Vamos deixar a união aduaneira da UE como um Reino Unido e poderemos fechar acordos comerciais em todo o mundo”, disse Johnson.

“O antidemocrático ‘backstop’ foi abolido. O povo da Irlanda do Norte ficará encarregada das leis em que vive e – ao contrário do backstop – e terá o direito de encerrar o acordo especial, se assim o desejar”, concluiu o primeiro-ministro.

Ao mesmo tempo em Johnson que divulgou suas mensagens, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também anunciou que um acordo do Brexit foi alcançado.

“Onde há vontade, há acordo – nós temos uma! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é uma prova do nosso compromisso em encontrar soluções. Eu recomendo que o Conselho Europeu endossa este acordo”, disse Juncker, no Twitter

Os dois lados chegaram a um entendimento após semanas de negociações, que se intensificaram nos últimos dias. O objetivo era chegar ao encontro de hoje do Conselho Europeu, que reúne chefes de Estado e de governo da UE, com um texto legal pronto.