Reino Unido bane viajantes do Brasil após descoberta de nova variante de vírus

120
Guarda de honra britânica / Foto: Divulgação / Governo

São Paulo – O governo britânico proibiu a entrada de viajantes do Brasil para tentar conter a disseminação de uma nova variante do novo coronavírus. Até então, as pessoas que chegam ao Reino Unido vindas do Brasil deveriam cumprir um período de isolamento de dez dias.

Ainda não se sabe se a variante brasileira do vírus é mais transmissível do que as versões anteriores da doença ou se poderia ser resistente à vacina. Antes do Natal, o governo britânico havia proibido voos da África do Sul, depois que uma nova variante da doença foi identificada no país.

“Estamos tomando medidas para barrar a variante do Brasil, assim como tomamos medidas para impedir que a variante da África do Sul seja importada para este país, como de fato os franceses tomaram medidas para impedir que a variante fosse importada para a França: é o que os países fazem”, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, antes de oficializar a decisão sobre o Brasil.

A ideia de proibir também voos de outros países, especialmente os vizinhos, foi adotada como uma precaução para evitar que viajantes do Brasil cheguem ao Reino Unido indiretamente.

O Brasil já havia proibido voos diretos do Reino Unido no Natal em meio a preocupações com a variante do vírus descoberta no final do ano passado do país europeu.