RADAR: Mercados encerram 3º tri à espera de Senado e STF

502

Por Allan Ravagnani e Wilian Miron

São Paulo – Os principais índices acionários do mundo operam em direções distintas, com os investidores de olho em novas rodadas da “guerra comercial entre China e Estados Unidos”. Esta semana haverá divulgação do relatório mensal de empregos nos Estados Unidos (payroll) e a divulgação da CPI da zona do euro.

No cenário interno, o Senado deverá votar a PEC da reforma da Previdência amanhã, em primeiro turno. Outro evento que poderá mexer no mercado é a continuação do julgamento no Supremo sobre a as alegações finais da Operação Lava Jato, que pode alterar condenações e causar alguma insegurança jurídica.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que conversará com ele na hoje sobre a transferência para regime semi-aberto a pedido por procuradores responsáveis pela operação Lava Jato.

Lula diz que só aceita sair da prisão inocentado. Amigos e familiares querem que o ex-presidente aceite a progressão de regime e continue sua defesa em casa.

O presidente Jair Bolsonaro enfrenta nova queda em sua popularidade. Em abril, de acordo com o Ibope, Bolsonaro tinha 35% de ótimo ou bom. Nas pesquisas seguintes foi a 32% e, agora, a 31%. O viés é de queda, mas num ritmo lento. Segundo a Coluna do Estadão, a polarização da sociedade explica. “As opiniões não convergem para o centro, mantendo-se nos extremos”, diz.

EMPRESAS

O conselho de administração da Hypera aprovou o pagamento de R$ 160,9 milhões aos acionistas a título de juros sobre capital próprio (JCP). O provento equivale a R$ 0,25537 por ação ordinária e será depositado no até o dia 31 de janeiro de 2020, informou a empresa em comunicado.

A Vale informou que as estruturas Pondes de Rejeitos e Captação de Águas, assim como a Mina do Igarapé Bahia, provenientes de operações paralisadas de ouro, estão definitivamente inativas desde 2002 e são classificadas como de baixo risco pela Agência Nacional de Mineração (ANM).