RADAR DO DIA: Volta do feriado será marcado por cautela

113

São Paulo – Após a volta do feriado brasileiro, o Ibovespa deve reverberar ainda o sentimento do último pregão, que foi marcado por queda por proteção, de olho na cena política local e sobre como o governo Jair Bolsonaro vai endereçar o orçamento de 2021.

Lá fora, a maioria das bolsas operam no terreno no negativo, com investidores de olho no início da temporada de balanços trimestrais nos Estados Unidos e à novos estímulos fiscais prometidos pelo governo. Mas o cenário pode mudar com o lançamento de novos iPhones da Apple, os primeiros com tecnologia 5G.

Na Europa, as bolsas caem após a divulgação do Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew), que mostra que o índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia da zona do euro caiu 21,6 pontos em outubro ante o mês anterior, marcando 52,3 pontos

No campo político, o destaque é o retorno de Donald Trump aos comícios na corrida presidencial. Ele participou de evento na Flórida ontem e criticou o lockdown imposto em algumas regiões do país e disse que a medida causou danos à economia e foi muito drástica.

Apesar do retorno de Trump aos comícios, pesquisas mostram Joe Biden mais bem posicionado na disputa pela Casa Branca.

No Brasil, as discussões sobre o ajuste fiscal que estão travadas devido às eleições municipais continuam, assim como as negociações envolvendo o Renda Cidadã entre governo e Congresso.

Na agenda do dia, os investidores devem ficar atentos ao anúncio do orçamento do tesouro norte-americano. Internamente, após quatro altas, os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) revisaram para baixo a previsão em relação ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB) ao fim deste ano, no qual o mercado projeta retração de 5,03% da economia brasileira, de -5,02% antes, após quatro semanas seguidas de alta.

Em âmbito corporativo, a Rede D’Or, que tem entre os ativos o hospital São Luiz, solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de oferta pública primária e secundária de ações ordinárias. A quantidade de ações não foi divulgada.

A BRF informou que conclui as ofertas de recompra de notes com vencimento em 2022 e cupom de 5,875% e 2,750%, denominados em dólar e euros, enquanto para 2023 o cupom era de 3,95%, além de 4,75% com vencimento em 2024 e 4,350% com vencimento em 2026.

A Braskem disse após atualização do mapa de danos, referente a rachadura em bairros de Maceió (AL), em comum acordo com as Defensorias Públicas e Ministérios Públicos, a empresa incluiu 2 mil imóveis adicionais no programa de compensação financeira e apoio à realocação, em substituição a estimativa anterior que previa 800 imóveis adicionais.

O conselho de administração da CVC aprovou Eliane Silveira Lapa e Marcello Diegues Zappia para os cargos de diretores sem designação específica. Ambos tomarão posse em 30 dias e gestão vai até 2 de janeiro de 2021.

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings atualizou a avaliação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Usiminas e Gerdau. A perspectiva de rating da CSN na escala global passou de negativa para positiva e os ratings globais B- foram mantidos. A perspectiva de rating global da Usiminas mudou de negativa para estável e os ratings de crédito de emissor de venda global foram mantidos em B+. A agência revisou a perspectiva da Gerdau de negativa para estável e afirmou o rating de crédito de emissor BBB- na escala global para a companhia.

A S&P também revisou o rating de crédito em escala global da Oi de CC para SD, por conta do anúncio feito pela operadora de telefonia de que os seus credores aprovaram as mudanças ao plano de recuperação judicial, em 8 de setembro e que o tribunal ratificou a alteração do plano. A agência disse que ainda que irá reavaliar o perfil de crédito da companhia nos próximos dias.

A Oi anunciou um plano de demissão voluntária para reduzir de dois mil postos de trabalho, ou cerca de 15% do seu quadro funcional, em atendimento aos objetivos de negócio do seu plano de recuperação judicial.

A Braskem ainda sofre alguns atrasos em seu faturamento e operações de transporte como resultado de um ataque cibernético detectado pela primeira vez no domingo, de acordo com uma fonte da empresa. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

O conselho de administração da MRV aprovou a proposta da diretoria de compra da totalidade da participação detida por terceiros na MRL, sociedade na qual a companhia detém aproximadamente 51% de participação, ao longo de quatro anos.

A Eletrobras concluiu a transferência da totalidade das ações que detinha na Sociedade de Propósito Específico (SPE) Eólica Mangue Seco 2, correspondente a 49% do capital social total, para o fundo de investimento Multiestratégia Pirineus, por R$ 27,61 milhões, já corrigidos até 9 de outubro.

O conselho de administração da Usiminas reelegeu Yoshiaki Shimada para o cargo de diretor vice-presidente de planejamento corporativo, para um mandato que perdurará até a Assembleia Geral Ordinária da companhia a ser realizada em 2022.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota de crédito da Gol Linhas Aéreas em moeda estrangeira e local de CCC- para CCC+, e a perspectiva permanece estável.