RADAR DO DIA: Restrições mais brandas à Covid, desemprego e indústria

385

São Paulo – As principais bolsas da Europa operam em alta refletindo otimismo do mercado de que a variante ômicron não deverá exigir restrições severas. A bolsa de Londres segue fechada devido ao feriado de Natal.

Nos Estados Unidos os futuros também sobem em busca de novas máximas históricas e reações positivas à notícia de que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças encurtou o isolamento para algumas infecções de Covid e a divulgação de dados favoráveis de vendas de Natal.

Na Ásia, as bolsas reagem positivamente após a produção industrial do Japão superar as estimativas de crescimento, com alta de 5,4% em novembro. Bons negócios.

No Brasil, o Indice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, caiu 1,3 ponto em dezembro, para 95,5 pontos, a segunda queda consecutiva. Em médias móveis trimestrais, o índice também registrou a segunda queda consecutiva, desta vez, ao recuar 0,6 ponto.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostram que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No âmbito corporativo, a Petrobras assinou contrato com a Aguila Energia e Participações para a cessão, em conjunto com a Sonangol, da totalidade da participação de ambas as empresas no bloco exploratório terrestre POT-T-794, pertencente à concessão BT-POT-55A, localizada na Bacia Potiguar (RN, no valor de US$ 750 mil, informou a estatal, em fato relevante divulgado ontem (27).

A Vale informou que a Samarco – joint venture entre a mineradora e a BHP (com 50% de participação acionária cada) – divulgou ontem (27) informações materiais não-públicas que foram fornecidas sob acordos de confidencialidade a credores em relação às discussões relacionadas à reestruturação de sua dívida, de acordo com os termos previamente acordados no processo de recuperação judicial (RJ) da controlada. Até a presente data, as partes não chegaram a um acordo de uma reestruturação consensual.

A CCR celebrou ontem (27) o Termo Aditivo n 09 ao Contrato de Concessão N 01/2013 de Parceria Público-Privada na modalidade de Concessão Patrocinada para implantação e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, entre sua controlada indireta Companhia do Metrô da Bahia e o Estado da Bahia.