RADAR DO DIA: Relatório do FMI, ata do Fed e balanços

São Paulo – As bolsas da Europa e os futuros dos índices de ações americanos trabalham em alta com investidores esperando dados da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de setembro, que será publicada às 15h e também de olho no início na temporada de balanços corporativos.

Na Ásia, os mercados de ações da China fecharam em alta com dados animadores da balança comercial vindo melhor que o esperado. Já a bolsa de Tóquio registrou queda de 0,32%.

Um relatório do Fundo Monetário Internacional aponta que a economia global deve crescer menos do que o projetado este ano, refletindo um desempenho mais fraco dos países avançados e dos países em desenvolvimento de baixa renda. O Produto Interno Bruto (PIB) mundial subirá 5,9% e não mais 6,0% este ano como o estimado em julho. Já para 2022 a previsão foi mantida em 4,9%. Em 2020, o PIB global encolheu 3,1%.

Em relação ao Brasil, o FMI projeta que a economia crescerá levemente menos do previsto em 2021, segundo as novas previsões, que também reviu em baixa o desempenho do país em 2022.

Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 5,2% este ano, abaixo dos 5,3% estimados em julho, recuperando-se de uma recessão de 4,1% em 2020. Para o ano que vem, o PIB do país deve crescer 1,5%, abaixo de 1,5% previsto no relatório anterior.

Na agenda do dia, a Câmara dos Deputados pode analisar as mudanças na cobrança do ICMS sobre combustíveis e o ministro da Economia, Paulo Guedes, falará às 16h em um evento.

Em âmbito corporativo, a Embraer anunciou o lançamento de um novo simulador de voo para o Phenom 300E, em parceria com a empresa de tecnologia CAE.

O produto estará disponível a partir do segundo semestre de 2022 com o objetivo de atender à demanda por treinamento de jatos executivos nos Estados Unidos. O simulador será administrado pela ECTS, joint-venture entre Embraer e CAE.

Já a Eletrobras informou que foi publicada no Diário Oficial da União portaria que designa a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) como órgão operacionalizador do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos – e do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica na Amazônia Legal – Mais Luz para a Amazônia.

A ENBpar é uma empresa estatal criada no processo de privatização da Eletrobras para receber os ativos, os programas e contratos que não poderão ser mantidos na Eletrobras após a privatização.

A Petrobras informou que fará a divulgação seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre no próximo dia 20 de outubro, após o fechamento do mercado. Já o relatório de desempenho financeiro do período será divulgado no dia 28 deste mês, também após o fechamento do mercado.

No dia 29, a empresa realizará dois webcasts, um em português e outro em inglês, para apresentar os resultados da companhia.

Copyright 2021 – Grupo CMA