RADAR DO DIA: Reabertura de países anima os mercados

204

São Paulo – Em meio à tensão política aqui e os protestos nos Estados Unidos, os investidores estão mais animados com a reabertura de algumas economias ao redor do globo, após fechamento devido à pandemia do coronavírus, além do desmentido de notícia de que a China teria interrompido a compra de soja dos norte-americanos.

Internamente, o desagravo entre Legislativo e Judiciário aumentou após a Polícia Federal (PF) deflagrar a operação das fakes news, que teve como alvo bolsonaristas declarados, entre eles Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang e a deputada federal Carla Zambelli.

Por outro lado, o desdobramento político após a divulgação do vídeo da reunião ministerial na qual o ex-ministro Sergio Moro afirma que Bolsonaro tentou interferir na PF gerou certo alívio, uma vez que para analistas do mercado o conteúdo afasta o risco imediato de um impeachment ou abertura de inquérito contra o presidente, embora não elimine os riscos políticos do governo.

No domingo, houve atos violentos entre manifestantes pró e contra Bolsonaro, unindo até torcidas organizadas de times de futebol de São Paulo pedindo democracia, enquanto grupos a favor do presidente chegaram a exibir faixas com símbolo usado por neonazistas.

Lá fora, os investidores seguem olhando para crise Estados Unidos e China. O país asiático aprovou uma resolução que autoriza a elaboração de uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong abrindo um precedente para uma colisão entre Pequim e Washington, uma vez que Trump já afirmou que estuda possíveis sansões em retaliação à atitude chinesa.

Relatos na mídia internacional dão conta que a China teria suspendido as importações de alguns produtos agrícolas dos EUA, incluindo a soja, em meio às tensões entre as duas potências econômicas. Porém, o veículo de notícia “Global Time” afirmou que o país asiático continua comprando a commodity dos norte-americanos.

Em relação à pandemia causada pelo novo coronavírus, o número de mortes no mundo está em mais de 371 mil pessoas, de acordo com a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins, enquanto o número de casos no mundo já ultrapassou 6,1 milhões de infectados. O Brasil possui 529,405 mil casos confirmados, enquanto 30,058 mil pessoas morreram por causa da doença.

Ontem, o Ibovespa encerrou em alta de 1,39%, aos 88.620,10 pontos, impulsionado principalmente por ações de bancos, já que o receio de maior tributação sobre o setor foi afastado. Além disso, o índice refletiu as bolsas norte-americanas, que fecharam em leve alta refletindo a reabertura da economia, mesmo depois dos protestos do final de semana e de tensões com a China.

Nesta manhã, os contratos futuros de ações dos Estados Unidos operam no campo negativo, refletindo a notícia de que a China continua comprando soja do país, além da reabertura da economia, embora os investidores seguem de olho nos protestos pelo país.

Na Europa, as principais bolsas operam no terreno positivo, embalados pelo bom humor dos investidores em torno da reabertura gradual das economias mundo afora, além de possível alívio nas relações Estados Unidos e China.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam em alta, com os investidores otimistas com a reabertura de economias fechadas devido à pandemia do novo coronavírus e após o anúncio de novas medidas de estímulos na China.

EMPRESAS

A BR Malls informou que vem tomando decisões mês a mês sobre o funcionamento dos shoppings e relação comercial com os lojistas, em meio à crise provocada pelo coronavírus, e que decidiu pela ausência de cobrança de aluguel ou cobrança proporcional aos dias de funcionamento dos lojistas para aqueles adimplentes com encargos de condomínio.

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação de teaser para à venda de fatia nos blocos exploratórios pertencentes às concessões ES-M-596_R11, ES-M-598_R11, ES-M-671_R11, ES-M-673_R11 e ES-M-743_R11, localizados na Bacia do Espírito Santo.

A Iguatemi vai isentar os lojistas do pagamento de aluguel em maio, assim como fez nos meses de março e abril, já que os shoppings permaneceram fechados durante o mês em razão da pandemia do novo coronavírus.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que suas ações preferenciais classe B passaram a compor o índice MSCI Brazil, MCSI Emerging Markets e MSCI ACWI. Com isso, o índice passa a ser composto por 56 empresas, representando 85% do mercado de ações do Brasil.

A BR Distribuidora recebeu R$ 35,5 milhões da Eletrobras referentes a um instrumento de confissão de dívidas (ICDs), correspondente à 25 parcela. Segundo a companhia, ao todo já foram recebidos R$ 4,419 bilhão por meio dos ICDs.

A Marfrig informou que testará os 18 mil funcionários no Brasil para detectar possíveis infectados pelo novo coronavírus. Os testes começarão a ser feitos a partir de amanhã na unidade de Várzea Grande, no Mato Grosso, onde a companhia mantém 3 mil empregados.