RADAR DO DIA: Queiroga na CPI da Covid e JBS

São Paulo – As bolsas internacionais operam sem direção comum – a maioria delas sobe na Europa, mas nos Estados Unidos os contratos futuros apontam para uma abertura em baixa.

Dados divulgados mais cedo mostraram que a produção industrial da Alemanha ficou abaixo do previsto, o que pesou sobre o preço das ações do país e diminuiu um pouco o otimismo dos investidores com a recuperação da economia.

Vale mencionar também que alguns grandes sites e portais da internet amanheceram hoje com problemas de funcionamento, embora ainda não haja informações sobre um ataque cibernético orquestrado.

No Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, volta a depor na CPI da Pandemia. Ele deverá ser questionado sobre a existência de um gabinete paralelo para o aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro em relação às medidas no combate ao coronavírus e também contradições em seu primeiro depoimento à CPI.

Na agenda do dia, às 9h, serão publicados os dados sobre as vendas no varejo de abril. A previsão é de queda mensal de 0,7% e de aumento anual de 18,4%. Ainda hoje estão previstas participações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em eventos às 11h e às 15h30, respectivamente.

Em âmbito corporativo, a JBS comprou a Rivalea, empresa líder na criação de processamento de suínos na Austrália, por US$ 135 milhões. Com a aquisição, a JBS aumenta sua diversificação de produtos na Austrália, além de crescer o volume de maior valor agregado à base de carne suína na Primo, que hoje produz presunto, bacon, salame e embutidos no país.

A CVC contratou o Citigroup e o BTG Pactual para prestação de assessoria financeira voltada para uma potencial oferta de distribuição primária de valores mobiliários.

O presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, renunciou ao cargo na companhia. Ele alegou motivos pessoais e familiares em sua decisão. Para seu lugar, o conselho de administração elegeu Camila de Freitas Aichinger, que ocupava a diretoria comercial e de produtos.

A divulgação semanal de tráfego da Ecorodovias mostra que, entre 31 de maio e 6 de junho, o volume de tráfego consolidado alcançou 7,706 milhões de veículos pagantes, uma alta de 32,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O conselho de administração da BR Distribuidora aprovou a proposta de criação do novo plano de previdência exclusivo FlexPrev, com implementação prevista para 2022, a ser administrado pela Petros, na modalidade de contribuição definida, livre de equacionamento e sem solidariedade de patrimônio e obrigação.

O conselho de administração da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) elegeu Luiz Andre Mello Thome de Souza ao cargo de diretor de gente e gestão, em reunião realizada em 27 de maio, com mandato válido a partir desta data ate 2022.

O tráfego total de veículos nas rodovias da companhia entre 28 de maio e 3 junho registrou aumento de 19,9% e de 8,4%, em relação aos mesmos períodos de 2020 de 2019, beneficiada pelo feriado de Corpus Christi, que este ano, caiu no dia 3 de junho (em 2020 e 2019, o feriado caiu em 11 e 20 de junho, respectivamente).

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers anunciou uma reorganização societária na qual todas as suas ações serão incorporadas pela Jereissati Participações, que já é acionista da empresa. Dessa forma, a Iguatemi será uma subsidiária integral da Jereissati. A proposta será votada em assembleia marcada para o dia 8 de julho, às 10h.

O conselho de administração da Iguatemi aprovou o início do processo de sucessão do presidente da companhia e da futura Iguatemi SA, caso a proposta de reorganização societária seja aprovada, com a indicação da atual vice-presidente financeira, Cristina Anne Betts, para ocupar o cargo, sucedendo o atual, Carlos Jereissati, a partir de janeiro de 2022.

A Engie Brasil anunciou a conclusão da instalação de um aerogerador de 4,2 megawatts (MW), em Tubarão (SC), que recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos da companhia.

O conselho de administração do Bradesco elegeu, em reunião realizada em 26 de maio, Cintia Scovine Barcelos de Souza e Alessandro Zampieri aos cargos de diretores executivos da companhia, com mandato até 2022.