RADAR DO DIA: Previsão do PIB, covid-19 e empresas

São Paulo – O crescimento abaixo do previsto nas exportações e importações da China em maio e a queda inesperada nas encomendas à indústria da Alemanha em abril deixaram os investidores levemente mais cautelosos em relação à recuperação da economia mundial e ajudam a manter os índices de ações do exterior perto da estabilidade, mas em alta, em sua maioria.

As bolsas lá fora operam perto de máximas históricas puxadas pela expectativa de forte recuperação da economia mundial conforme avança a vacinação contra a covid-19. No entanto, até mesmo leituras negativas de indicadores tendem a impulsionar os índices acionários, porque são entendidas como sinal de que bancos centrais e governos manterão os estímulos ao crescimento econômico.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam em alta, em sua maioria, após os dados de emprego dos Estados Unidos reduzirem os temores pela diminuição de estímulos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Na contramão, a Bolsa de Hong Kong caiu após dados de exportação e importação da China aquém do esperado.

No Brasil, os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) elevaram a previsão em relação às expectativas para a atividade econômica, com expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país ao fim deste ano pela sétima vez, de 3,96% para 4,36%, de 3,21% há um mês.

Para 2022, a previsão de crescimento econômico oscilou em alta, passando de 2,25% para 2,31%. Enquanto para 2023 e 2024, a projeção permaneceu em 2,50%, cada, há 118 e 65 semanas, nesta ordem.

Em relação à covid-19, a média de sete dias de novos casos no Brasil está oscilando entre 55 mil e 66 mil casos desde o final de abril, mas a média de mortes provocadas pela doença passou por um declínio acentuado no mesmo período – de cerca de 2.500 para 1.639 no último domingo, o menor nível desde 10 de março -, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O resultado reflete principalmente os efeitos do avanço da campanha de vacinação contra a doença no país – atualmente, cerca de 10% da população brasileira já tomou as duas doses das vacinas disponíveis por aqui e, portanto, está imunizado contra a doença. No inicio de março, este índice era muito menor – cerca de 1,5%.

Em âmbito corporativo, a NotreDame Intermédica fechou a compra da CCG Participações (Centro Clínico Gaúcho), através da BCBF Participações, sociedade controlada pela companhia. Com a conclusão da transação, a NotreDame passará a deter, de forma indireta, 100% das ações do Centro Clínico Gaúcho. O valor (Enterprise Value) foi fixado em R$ 1,06 bilhão e será pago à vista, em dinheiro, descontados o endividamento líquido e uma parcela retida para contingências.

A Raízen Combustíveis, subsidiária da Cosan e da Shell, anunciou acordo para a compra do negócio de lubrificantes da Shell no Brasil. O acordo inclui a planta de mistura de lubrificantes localizada na Ilha do Governador e a base de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, assim como a cadeia de distribuição e seus respectivos contratos.

A Multiplan retomará as atividades dos shoppings centers da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com horário reduzido. A medida segue orientação das autoridades locais em relação às medidas sanitárias no combate à pandemia de coronavírus.

A Gol informou que o desembolso total no fechamento da reorganização societária da Smiles, esperada para 23 de junho, será de R$ 744 milhões, como resultado do processo de seleção da relação de troca das ações ordinárias, pelos acionistas da Smiles.

Antes, a aérea informou que sua demanda para voos no mercado doméstico aumentou em 518,6% em maio, com 1,219 milhão de passageiros pagantes multiplicados pela distância de cada voo no mês (RPK), enquanto a oferta aumentou em 425,4%, para 1,385 milhão de assentos disponíveis por quilômetro (ASK), resultando numa taxa de ocupação de 88,0%, aumento de 13,3 pontos percentuais em relação a maio de 2020.

O conselho de administração da Petrobras confirmou as indicações de Daniel Alves Ferreira e Pedro Medeiros Galvão de Medeiros para ocupar a vaga em aberto no colegiado e disse que ainda não há uma data prevista para a nomeação, em decorrência da renúncia do conselheiro Marcelo Gasparino da Silva, em março.

Mais cedo, a estatal anunciou que iniciará em 15 de agosto uma parada programada de 30 dias para manutenção da plataforma de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás natural produzido por essa e outras plataformas do pré-sal e pós-sal da Bacia de Santos.

A Totvs informou que o GIC, fundo soberano de Singapura passou a deter 5,210% do seu capital social em 11 de janeiro, o equivalente a 30.107.693 ações ordinárias e que a aquisição não visa alterar o controle ou a estrutura administrativa da companhia.

O Banco do Brasil recebeu aprovação do Banco Central para incorporar a distribuidora de títulos e valores mobiliários Bescval.

A combinação entre Lojas Americanas e B2W, que será votada pelos acionistas das empresas em 10 de junho, tem um desconto implícito de 16% e 25% para as ações LAME4 and LAME3, respectivamente, e ainda traz assimetria à avaliação de LAME3, avaliou o BTG Pactual, em relatório enviado para clientes na última sexta-feira.