RADAR DO DIA: PMIs da Europa e ata de reunião do Fed

92

São Paulo – Os principais índices do mercado europeu trabalham em leve alta hoje, com investidores de olho nos rendimentos dos títulos dos Estados Unidos e após dados fracos dos PMIs da região. O mercado também fica atento à divulgação da ata da reunião de política monetária do Federal Reserve de novembro, às 16h.
Nos Estados Unidos, os futuros de ações ficam estáveis com investidores migrando para ações que podem se beneficiar de uma recuperação econômica.
Na Ásia, os principais índices de ações fecharam em queda diante do enfraquecimento dos papéis do setor de tecnologia. Ontem, o regulador do mercado chinês anunciou multas contra Alibaba, Tencent Holdings Ltd e Bilibili Inc por não terem informado corretamente uma série de acordos.
Além disso, um incêndio no fabricante de máquinas de semicondutor mais crítico do mundo, a empresa holandesa ASML, pode ter pesado sobre o sentimento dos investidores.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro teve a sonda nasogástrica retirada ontem, segundo boletim médico. Ele segue internado em um hospital na zona sul de São Paulo e não há previsão de alta.
Ontem, o Ministério de Minas e Energia anunciou a ativação da estatal Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), em Brasília (DF), que irá assumir as atividades da Eletrobras que não podem ser privatizadas, como as empresas Itaipu Binacional e Eletronuclear (Usinas Angra 1, 2 e 3) e a gestão de políticas públicas.
Em âmbito corporativo, O tráfego total de veículos nas rodovias da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) entre 17 a 23 de dezembro registrou alta de 1,3% em relação ao mesmo período de 2020. Os veículos de passeio tiveram alta de 7,5%, já os comerciais caíram 4,1% no período.
O Conselho de Administração da Natura Cosméticos aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP) referentes ao exercício de 2021, com o crédito em 31 de dezembro de 2021 em favor de sua única acionista, Natura&Co, a débito da conta de lucros acumulados, conforme balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2021, cujo valor líquido será imputado ao valor do dividendo obrigatório do ano passado, no valor total líquido de R$ 153,6 milhões, a serem pagos em 19 de janeiro.
O conselho de administração da Oi, em recuperação judicial, aprovou a convocação de Assembleia Geral de acionistas, a ser realizada em 27 de janeiro, para deliberar sobre a proposta de incorporação da sua subsidiária Oi Móvel, também em recuperação judicial, em linha com o que prevê o seu plano de Recuperação Judicial e seu aditamento, aprovados em Assembleia Geral de Credores e homologados pelo juízo da 7 Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.
O Méliuz celebrou uma aliança estratégica com a Mastercard Mastercard para oferecer o cartão de crédito e da conta Méliuz com a bandeira Mastercard para os seus usuários.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que as distribuidores de combustíveis contrataram junto aos produtores de biodiesel 957 milhões de litros desse biocombustível para o abastecimento no primeiro bimestre de 2022 (janeiro-fevereiro), o que corresponde a cerca de 36% acima da demanda estimada de biodiesel para o período, visando ao atendimento do percentual de mistura obrigatória ao óleo diesel.
Os acionistas da Equatorial Energia aprovaram em Assembleia Geral Extraordinaria, por unanimidade, a aquisição da Echoenergia Participações, vendida pela Ipiranga Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia.
Copyright 2022 – Grupo CMA