RADAR DO DIA: Orçamento de US$ 6 tri dos EUA

São Paulo – A notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor ainda hoje um orçamento de US$ 6 trilhões para o próximo ano fiscal – que começa em outubro – animou os investidores e mantém as bolsas em alta no exterior.

O movimento pode mudar com a divulgação de um indicador sobre inflação que é monitorado de perto pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Se o índice apontar que os preços subiram com força em abril, pode fazer ressurgir a preocupação dos investidores com a remoção de estímulos ao crescimento econômico.

A expectativa é de que o chamado núcleo da inflação – que exclui preços de alimentos e combustíveis – acelere o ritmo de alta mensal para 0,6% em abril, de 0,4% em março.

Na Ásia, a taxa de desemprego no Japão subiu para 2,8% em abril, depois de marcar 2,6% em março, segundo dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações. O ministério estimou em 1,94 milhão o número de pessoas desempregadas em abril, alta de 7,8%, ou 140 mil pessoas, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de pessoas empregadas foi estimado em 66,58 milhões, baixa de 0,4%, ou 260 mil pessoas, ante abril de 2020.

Na agenda do dia, investidores ficam atentos aos dados sobre o crédito que serão publicados pelo Banco Central.

Em âmbito corporativo, a Vale analisa uma possível remoção de famílias de dois bairros da cidade de Itabira, em Minas Gerais com o processo de descaraterização das barragens e diques que a empresa possui no Sistema Ponta. As informações são da Agência da Brasil. Na cidade, a mineradora deve fazer construir muros de contenção e fazer diversas intervenções.

A Ecorodovias analisa a possibilidade de uma potencial oferta de distribuição primária e secundária de ações ordinárias. O tema está sendo discutido por acionistas e, segundo a empresa, no momento ainda não dá uma definição sobre o volume efetivo a ser captado, o preço por ação e o cronograma para sua implementação.

O conselho de administração da Smiles aprovou a eleição de Diogo Lopes ao cargo de diretor financeiro e de relações com investidores em substituição de Hugo Reis Assumpção, eleito em 8 de março e renunciou ao cargo hoje.

A BR Malls disse que, em 24 de maio, o Morgan Stanley atingiu a posição equivalente a 5,2% do total de ações ordinárias da companhia, mas que não objetiva alterar seu controle ou estrutura administrativa.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse que a falta de semicondutores é um problema que não será resolvido este ano devido à forte demanda por vários segmentos industriais e pode continuar provocando paradas de produção nas montadoras.

A GM confirmou uma parada temporária na produção devido à preparação de sua linha de montagem na fábrica em São Caetano do Sul (SP) para receber um novo produto da linha de picapes Chevrolet e aos impactos da pandemia na cadeia de suprimentos.

A Iguatemi informou que o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto (SP), passou a funcionar apenas para as operações de alimentação, supermercado com entrega e posto de vacinação e que todas as demais lojas estarão fechadas ao público até segunda-feira (31), seguindo orientação das autoridades locais devido ao agravamento da pandemia de covid-19.

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o encaminhamento para o Ministério de Minas e Energia do pré-edital e das minutas dos contratos de partilha de produção das áreas de Sépia e de Atapu, da segunda rodada de licitações dos volumes excedentes da cessão onerosa, prevista para dezembro deste ano.

A Embraer reiterou sua capacidade de cumprimento de obrigações futuras, particularmente no processo de fabricação e entrega destas aeronaves à Força Aérea Brasileira (FAB) e disse estar com todas as suas obrigações contratuais em dia, após ter recebido do órgão um pedido para reduzir o número total de aeronaves KC-390 a serem entregues ao governo e adequar entregas futuras.