RADAR DO DIA: Notícia sobre vacina anima os negócios

179
Foto: Krzysztof Baranski / freeimages.com

São Paulo – O bom humor visto no primeiro pregão do segundo semestre permanece, após notícias positivas sobre uma possível vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer em parceria com BioNTech, embora o medo de uma segunda onda da doença em regiões da Europa e dos Estados Unidos e o receio geopolítico envolvendo as duas maiores potenciais do mundo permaneçam.

Porém, a agenda de indicadores pesada nos Estados Unidos é o que deve ditar o ritmo nos negócios, principalmente com a divulgação de dados de emprego no país, diante da expectativa otimista da retomada do mercado de trabalho.

Ainda nos Estados Unidos, a guerra comercial com a China acendeu um sinal de alerta após o parlamento chinês aprovar nova lei destinada a anular ameaças à segurança nacional em Hong Kong, alimentando assim o conflito geopolítico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia ameaçado impor sansões à China se a ofensiva fosse adiante e o Reino Unido cogitou receber os cidadãos locais de sua ex-colônia que não queiram ficar sob o domínio chinês.

Além disso, o país está considerando novas tarifas para aproximadamente US$ 3,1 bilhões em produtos da França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, de acordo com um documento do Escritório de Representação Comercial norte-americano.

Na cena local, a Câmara dos Deputados aprovou o adiamento das eleições municipais para novembro, enquanto o Senado aprovou o projeto de lei (PL) das fake news que pode atingir aliados e defensores do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto das fake news aprovado gerou reação imediata do presidente que falou que o projeto não deve vingar, enquanto deputados afirmaram que o texto aprovado promove a censura.

Os desdobramentos relacionados a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro pode mexer nos negócios. A principal dúvida neste caso é o fato de Queiroz ter sido encontrado num imóvel de Frederick Wassef, advogado próximo da família Bolsonaro que chegou a dizer em entrevistas à imprensa não saber onde estava o ex-assessor.

Em relação à pandemia causada pelo novo coronavírus, o número de mortes no mundo está em mais de 516 mil pessoas, de acordo com a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins, enquanto o número de casos no mundo já ultrapassou 10,6 milhões de infectados. O Brasil possui 1,453 milhão de casos confirmados, enquanto 60,713 mil pessoas morreram por causa da doença.

Ontem, o Ibovespa encerrou em alta de 1,20%, aos 96.203,20 pontos, reagindo a indicadores de atividade positivos, a expectativa sobre uma vacina contra o coronavírus e a previsão de que medidas de estímulos continuarão a amparar as economias.

Nesta manhã, os contratos futuros de ações dos Estados Unidos mostram uma abertura no campo positivo, com os investidores digerindo os testes de possível vacina contra o coronavírus, embora os dados de emprego do país possam mudar a direção dos negócios.

Na Europa, assim como nos Estados Unidos, as principais bolsas operam no positivo diante dos testes positivos sobre uma vacina para a doença, mesmo com temores a tensão geopolítica envolvendo os norte-americanos e a China.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam em alta, com Hong Kong avançando quase 3% mesmo depois da aplicação da lei de segurança nacional por Pequim, e com os investidores animados com resultados positivos de uma vacina contra o coronavírus.

CORPORATIVO

O Banco do Brasil informou que realizou com o BTG Pactual a cessão de carteira de créditos, majoritariamente em perdas, a Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios Não Padronizado e Exclusivo (FIDC-NP).

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou a prorrogação da isenção de pagamento das tarifas de água e esgoto dos consumidores residencial e favela até 15 de agosto e a postergação do reajuste tarifário também para a mesma data.

A WEG anunciou um acordo para a aquisição do controle da startup BirminD, que atua no mercado de inteligência artificial aplicada à industrial analytics. Com isso, a empresa passa a deter 51% do capital da BirminD, com possibilidade futura de aumentar sua participação.

Entre 16 de março e 30 de junho, o volume de tráfego consolidado da Ecorodovias alcançou 83,867 milhões de veículos pagantes, uma queda de 19,3% na comparação com 18 de março a 2 de julho de 2019, considerando o tráfego nos mesmos dias da semana.

A Marfrig fez o primeiro embarque de hambúrgueres à base de vegetais para o mercado europeu. O produto foi exportado a partir do Porto de Santos para a Holanda pela marca Revolution, da Marfrig.