Radar do Dia: Investidores mantém cautela com aprovação da vacina da Pfzier

223

As bolsas da Europa e os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos operam em queda, indicando que o mercado enfrenta resistência em avançar além do território conquistado em novembro.

A alta recente nas bolsas mundiais foi motivada pela perspectiva de que a vacinação contra a covid-19 está próxima de virar realidade. Esse cenário ficou mais palpável depois de o Reino Unido ter aprovado nesta madrugada o uso da vacina da Pfizer e da BioNTech em caráter emergencial.

A distribuição começará nos próximos dias, mas a notícia foi insuficiente para animar os investidores – um indício de que a aplicação das vacinas na população está totalmente embutida nos preços.

No Brasil, dados da Fipe mostraram desaceleração da inflação em novembro ante outubro e às 9h serão divulgados os números mais recentes sobre a produção industrial. A previsão é de alta mensal de 1,4% e de avanço anual de 1,2%. Além disso, às 9h30 o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falará ao Congresso sobre o combate à covid-19 e pode indicar como será a estratégia de vacinação contra a doença no Brasil.

Em âmbito corporativo, O conselho de administração da Gerdau aprovou a convocação de uma assembleia geral extraordinária para o dia 18 de dezembro para deliberar sobre a alteração do objeto social da companhia, a fim de incluir as atividades relacionadas à comercialização e importação de gás natural.

A Petrobras recebeu sentença parcial favorável em uma das arbitragens que tramitam perante a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) da B3, iniciada por investidores estrangeiros que alegam prejuízos financeiros causados pelos fatos descobertos na Lava Jato. A sentença promoveu a exclusão definitiva de 17 investidores que não comprovaram sua condição de acionista e, assim, não estão legitimados a iniciar um pleito contra a companhia.

O conselho de administração da CVC convocou assembleia geral extraordinária para o dia 16 de dezembro para discutir a aprovação do plano de incentivo de longo prazo baseado em ações da companhia.
O conselho de administração da Equatorial aprovou a participação da companhia e de suas controladas e coligadas em concorrências públicas e a adoção de atos inerentes à participação nestes processos.

As vendas do comércio eletrônico em cinco dias de promoções relacionadas à Black Friday alcançaram faturamento de R$ 6 bilhões, alta de 26,4% em relação ao mesmo período de 2019, maior alta percentual desde 2014, segundo levantamento da consultoria Ebit/Nielsen.

A WEG concluiu o processo de aquisição da fábrica de transformadores da companhia Transformadores e Serviços de Energia das Américas (TSEA), localizada em Betim, no Estado de Minas Gerais, após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições, em 13 de outubro.

A produção total de petróleo e gás natural no País foi de 3,692 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em outubro, uma queda de 2,64% na comparação com o mesmo mês de 2019 e 0,08% em relação a setembro, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Custo Unitário Básico (CUB), índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras do Estado de São Paulo, apresentou alta de 6,85% em 12 meses e de 0,88% na comparação mensal, segundo estudo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção brasileira deverá crescer 3,8%, ante uma queda de 2,5% em 2020, de 3,5%, devido aos lançamentos de empreendimentos neste ano, disse o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), que espera maior pressão dos custos no ano que vem.