RADAR DO DIA: Investidores digerem discurso de Powell; atenção ao local

182

São Paulo – Os mercados ao redor do globo operam com sinais mistos, com as bolsas europeias em leve em queda, enquanto Wall Street aponta para uma abertura em alta, com os investidores ainda digerindo o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que anunciou uma nova estratégia de política monetária baseada em uma taxa de inflação média.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de forma oficial, aceitou sua candidatura à reeleição. No seu discurso, o líder norte-americano chamou Joe Biden de fraco e disse que a China será dona dos EUA em caso de vitória do rival.

No Brasil, os investidores estão atentos aos próximos passos relacionados ao megapacote do governo Jair Bolsonaro. Além disso, existe a expectativa pelo novo valor do auxílio emergencial que deve ser divulgado pela equipe econômica.

Em relação à pandemia causada pelo novo coronavírus, o número de mortes no mundo está em mais de 831,8 mil pessoas, de acordo com a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins, enquanto o número de casos no mundo já ultrapassou 24,4 milhões de infectados. O Brasil possui 3,7 milhões de casos confirmados, enquanto 118,6 mil pessoas morreram por causa da doença.

Ontem, o Ibovespa encerrou estável, aos 100.623,64 pontos, dividido entre os sinais positivos trazidos pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, e preocupações locais com a situação fiscal.

Nesta manhã, os contratos futuros de ações dos Estados Unidos mostram uma abertura em leve alta, ainda refletindo a divulgação do PIB do país e o discurso de Jerome Powell.  Na Europa, as principais bolsas operam em queda, de olho nos próximos da economia mundial e à espera da abertura de Wall Street.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam em alta, reverberando o discurso do Jerome Powell, mesmo em meio a renúncia do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

EMPRESAS

A Petrobras assinou contrato com a Karavan SPE Cricaré, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), para a venda da totalidade de sua participação em 27 concessões terrestres de exploração e produção, localizadas no Espírito Santo, denominados Polo Cricaré, por US$ 115 milhões, sendo US$ 11 milhões no ato da assinatura.

A Eletrobras disse que alterou o cronograma dos desligamentos sem justa causa de empregados das empresas do grupo, passando para 2 de janeiro de 2021, em virtude das preocupações da sociedade e de seus empregados em relação à pandemia do coronavírus.

O Banco do Brasil informou que o Banco Votorantim, no qual a empresa possui participação juntamente com o Votorantim Finanças, protocolou o pedido de registro de companhia junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e registro para distribuição primária e secundária de units.

O conselho de administração da Lojas Americanas aprovou a condução de Miguel Gutierrez ao cargo de diretor presidente, responsável pela liderança do Universo Americanas, com efetividade a partir de 1 de setembro.

A YDUQS informou que a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação autorizou, por meio de portaria, 50 vagas anuais para o curso superior de graduação em Medicina pela Faculdade do Pantanal Matogrossense (FAPAN), localizada no município de Cáceres, no Mato Grosso.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou as consultorias que serão responsáveis pelos estudos para desestatização da gestão dos portos de Santos e São Sebastião, no litoral de São Paulo.