RADAR DO DIA: Fed, Selic e MP da Eletrobras

São Paulo, 17 de junho de 2021 – A sinalização do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, de que deve começar a elevar a taxa de juros em 2023 pegou o mercado financeiro de surpresa ontem. A noticia sugere que os estímulos monetários à economia serão removidos antes do previsto, o que faz com que as bolsas internacionais operem em queda nesta manhã.

A expectativa era de manutenção da taxa de juros perto de zero nos próximos anos, mas ontem o Fed mostrou que acredita ser adequado aumentar a taxa em 0,5 ponto porcentual ao longo de 2023, e alguns membros do comitê de política monetária defenderam começar o ajuste em 2022.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam sem direção comum, repercutindo a decisão do Federal Reserve e com avanços no setor de tecnologia na China.

No Brasil, o Banco Central respondeu aos apelos do mercado e reconheceu que a inflação está muito alta e que agora prevê elevar a taxa básica de juros, a Selic, a um nível considerado neutro – ou seja, sem estímulos à economia. Uma alta de 0,75 ponto porcentual está na mesa para a reunião de agosto, e uma piora do quadro fiscal pode fazer com que este ajuste seja ainda maior.

Na agenda do dia, destaque para a votação no Senado da medida provisória sobre a privatização da Eletrobras.

Ontem, o senador Marcos Rogério (DEM) apresentou o relatório ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) da MP. Entre os principais pontos apresentados está a inclusão de uma data de migração da companhia ao mercado livre a partir de julho de 2026 e a permissão de aportes de maior valor da Eletrobras à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Em âmbito corporativo, a Qualicorp concluiu a compra da carteira de planos de saúde no segmento coletivo por adesão, com aproximadamente 7,9 mil vidas atendidas pela Unimed Natal. Os beneficiários serão migrados para a base de clientes da companhia.

O conselho de administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) aprovou, em 7 de junho, a eleição de Milton Picinini Filho, Stephan Heinz Josef Victor Weber, para os cargos de diretores executivos das áreas de produção do segmento de siderurgia e investimentos, respectivamente, com mandato válido a partir da data da eleição até investidura de substitutos.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou, com restrições, a venda da participação da Petrobras na sociedade GNL Gemini GásLocal para a White Martins.

O Itaú Unibanco recebeu, em 11 de junho, a aprovação do Banco Central da eleição dos membros dos seus conselhos de administração e fiscal por mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2022.

A Vale informou a continuidade da suspensão do acesso de trabalhadores e da circulação de veículos na zona da inundação da barragem Xingu, incluindo a Mina Alegria, e que após a interdição da estrutura, iniciou testes para implantação de um trem não tripulado.

A assembleia legislativa de Minas Gerais abrirá uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em relação a suposta falta de transparência na administração da estatal, que pode ter mascarado prejuízos de quase R$ 1 bilhão apenas em operações que envolvem a Cemig, Taesa, Light (RJ) e Renova (SP), e dispensas e inexigibilidades de licitação.