RADAR DO DIA: Expectativa por estímulos nos EUA

156

Os futuros de ações dos Estados Unidos operam em alta nesta manhã, depois de terem devolvido ontem parte dos ganhos registrados desde o início do ano, principalmente no segmento de tecnologia. O receio dos investidores era de que as grandes companhias do setor poderiam sofrer represália política após um movimento orquestrado para cortar o acesso do presidente Donald Trump às redes sociais.

Hoje, porém, este receio parece ter sido afastado pelo ressurgimento das apostas de novos estímulos econômicos nos Estados Unidos a partir da posse do presidente eleito, Joe Biden, no dia 20, e por expectativas positivas sobre os resultados das empresas do país no quarto trimestre.

Na Europa, as bolsas operavam perto da estabilidade, mas com viés levemente positivo, depois de uma das integrantes da comissão executiva do Banco Central Europeu indicar que deve defender uma política monetária frouxa mesmo se houver repiques de curta duração na inflação.

Na Ásia, Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em alta, recuperando-se das perdas de ontem com a Bolsa de Xangai avançando mais de 2%, com notícias positivas sobre tratamentos e vacinas contra covid-19 e expectativas por um retorno da normalidade.

No Brasil, a Ford anunciou que encerrará a produção de veículos no Brasil, com parada imediata nas fábricas nas cidades de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), que terão apenas algumas áreas funcionando por alguns meses para apoiar o pós-venda. Já a planta da Troller em Horizonte (CE) continuará a operar até o quarto trimestre de 2021.

No campo político, o presidente da República Jair Bolsonaro pediu que os parlamentares membros da bancada ruralista votem em seu aliado nas eleições à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que acontecerá em 1 de fevereiro.

Na agenda do dia, o foco do mercado estará nos dados sobre a inflação em dezembro. A previsão é de alta de 1,23% no mês e de 4,40% em 12 meses.

Em âmbito corporativo, a Terminal de Vila Velha (TVV), subsidiária da Log-In, obteve a melhor classificação para explorar provisoriamente a área nº 5 do Porto Organizado de Vitória, no Espírito Santo. O projeto compreende a exploração transitória de uma área de 54 mil metros quadrados pelo prazo de 180 dias para movimentação de carga geral (veículos).

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) pediu revisão das medidas anunciadas pela instituição e uma audiência urgente com o presidente do BB. A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários sejam demitidos por meio de programas de desligamento.

A agência de classificação de risco Moody’s considerou o anúncio do plano de reestruturação do Banco do Brasil positivo para a rentabilidade da companhia porque a queda nas receitas e os elevados custos de crédito decorrentes da pandemia de coronavírus podem continuar pressionando os resultados.

A Marfrig deu início às ofertas de compra, em dinheiro, de até US$ 1,250 bilhão das notas sênior em circulação com vencimentos em 2024 e 2025, emitidas por sua subsidiária MARB, com o principal objetivo de comprar um montante de notas em circulação até o limite agregado da oferta.

A MRV recebeu o pedido de renúncia de Eduardo Paes Barretto do cargo de diretor executivo de comercial e crédito, em cumprimento ao plano de aposentadoria do executivo e do planejamento sucessório iniciado em 17 de abril de 2020 com a eleição de Thiago Corrêa Ely.

As compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos devem superar R$ 2,3 trilhões em 2021, o que representa um crescimento entre 18% e 20% em comparação com 2020, estima a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs).