RADAR DO DIA: Estímulos contra covid-19 nos EUA

203

A perspectiva de que o agora presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adotará um pacote de trilhões de dólares para reviver a economia e combater a pandemia de covid-19 anima os investidores e empurra os principais índices de ações no exterior para cima.

Segundo informações da agência de notícias “Dow Jones”, Joe Biden assinará 10 ordens executivas e outras diretrizes para reformar a gestão da crise da pandemia de covid-19 no país. As medidas vão expandir os testes, reforçar a administração de vacinas, avançar na igualdade racial e, eventualmente, reabrir escolas e empresas assim que for considerado seguro fazê-lo.

Biden irá direcionar todas as agências relevantes, e irá invocar a Lei de Produção de Defesa, para acelerar a fabricação e entrega de equipamentos de proteção pessoal essenciais, incluindo máscaras N95, batas, cotonetes, kits de teste rápido e todo o material necessário para entregar as vacinas.

Na Europa, as atenções ficam voltadas para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e os comentários da presidente da instituição, Christine Lagarde. A previsão é de que nada de relevante seja anunciado.

No Brasil, o mercado deve se ajustar à decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, anunciada ontem. O grupo manteve a Selic em 2% ao ano e disse que a partir de agora pode elevar a taxa básica de juros se isso for necessário, mas afastou a hipótese de um aumento automático na próxima reunião, em março.

Em âmbito corporativo, a Vale assinou um acordo com a Mitsui, permitindo que as partes estruturem a saída da mina de carvão de Moatize e do Corredor Logístico de Nacala (CLN),como um primeiro passo para o desinvestimento da Vale do negócio de carvão.

O conselho de administração da Companhia Paranaense de Energia (Copel) aprovou, em reunião, uma nova política de distribuição de dividendos aos acionistas. O tamanho dos pagamentos dependerá da proporção da dívida líquida em relação ao ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) – quanto maior a proporção, menor o valor desembolsado.

A Minerva informou que os titulares dos bônus de subscrição que exerceram seus direitos entre 9 de novembro de 2020 até a presente data, farão jus à restituição dos valores correspondentes, que será realizada diretamente por meio da B3, até 01 de fevereiro.

O conselho de administração da Azul aprovou, por unanimidade, a reeleição de John Rodgerson, presidente, Alexandre Malfitani, vice-presidente financeiro e diretor de relações com investidores, e Abhi Manoj Shah, diretor vice-presidente de receitas da companhia, para um mandato de dois anos.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de um conjunto de medicamentos da Takeda Pharmaceuticals International pela Hypera. Segundo a companhia, o fechamento da operação deve ocorrer em 29 de janeiro.

Nesta quinta-feira, será realizada uma nova audiência de conciliação entre a Vale, o governo de Minas Gerais, e instituições de justiça, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Ontem, o governador Romeu Zema recebeu o procurador-geral da República, Augusto Aras, o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior, e o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, para debater as bases do acordo para garantir a reparação dos danos causados às regiões atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019.

Em nota a clientes, o BTG Pactual levantou dúvidas sobre a previsão de produção da Vale para este ano, de entre 315 e 335 milhões de toneladas, devido ao incêndio em um de seus carregadores de navio do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, em 14 de janeiro. A empresa disse que o terminal continua em operação e que não houve impacto nas programações mensais de embarques de minério.