RADAR DO DIA: Disputa no Senado americano e lockdown no Reino Unido

154

São Paulo – Os eleitores da Georgia, nos Estados Unidos, decidirão hoje quem serão os dois representantes do estado no Senado. Se ambos forem do Partido Democrata, o presidente eleito Joe Biden conseguirá o controle da casa legislativa. Isso diminuiria a dificuldade dele em avançar com pautas como o aumento da taxação de empresas – algo negativo para as ações norte-americanas.

A votação termina às 21h de Brasília. A expectativa é de que os resultados comecem a ser publicados por volta das 21h30 e os vencedores sejam conhecidos na madrugada de quarta-feira – mas pode levar mais tempo se a disputa estiver muito acirrada.

Na Europa, as bolsas sobem com notícias de que os países da região tentarão agilizar a vacinação contra a covid, mas podem sofrer um baque caso a Alemanha decida estender as restrições a atividades econômicas até o final do mês.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou um bloqueio nacional que começar a partir desta terça-feira e deve vigorar, pelo menos, até meados de fevereiro. A decisão de paralisar a economia novamente acontece em meio a descoberta de uma nova variante do coronavírus que é mais contagiosa e que veio acompanhada do aumento infecções, hospitalizações e mortes no Reino Unido.

No Brasil, em campo político, a bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu apoiar o nome do deputado Baleia Rossi para se candidatar à presidência da Câmara. A informação foi dada pelo deputado Paulo Teixeira em uma rede social e também pelo deputado Carlos Zarantini em outra rede social.

Na combate ao coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pedirá o registro definitivo da vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com a AstraZeneca em 15 de janeiro, e ainda esta semana pretende solicitar autorização para uso emergencial do imunizante.

Em âmbito corporativo, A Caixa Seguridade, subsidiária da Caixa Econômica Federal, concluiu acordo com a Tokio Marine Seguradora para a formação de uma nova sociedade que explorará conjuntamente, pelo prazo de 20 anos, os ramos de seguros Habitacional e Residencial na rede de distribuição da Caixa. A operação foi divulgada inicialmente pela Caixa no 6 de janeiro de 2020.

Em fato relevante enviado à CVM, a Klabin informou que aprovou a incorporação, pela companhia, da Riohold Papel e Celulose, em em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta data.

Devido à aprovação da ratificação da conversão de 1.499.770 ações ordinárias da Petro Rio e a homologação do aumento do capital social para R$ 3,5 bilhões, que passou a ser dividido em 144.685.660 ações ordinárias, o conselho de administração da companhia divulgou informações sobre a assembleia geral de acionistas em que o plano de opção foi aprovado, em 2017.

O conselho de administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) aprovou, entre outras deliberações, a declaração de voto favorável à proposta de prorrogação do pagamento de dividendos adicionais da Empresa Amazonense de Transmissão de Energia (EATE) até o final do primeiro semestre de 2021.

O conselho de administração da Equatorial Energia elegeu José Silva Sobral Neto ao cargo de diretor sem designação específica com mandato até a primeira reunião do colegiado que sobrevier a Assembleia Geral Ordinária que apreciar as contas do exercício de 2020.

O conselho de administração da Energias do Brasil aprovou a eleição do diretor presidente João Manuel Brito Martins às diretorias comercial e de distribuição, interinamente e em complementação aos mandatos em curso. Com isso, até 7 de maio de 2022, o executivo acumulará a presidência e as diretorias comercial, distribuição e de sustentabilidade.