RADAR DO DIA: China pós Covid; Caged traz número de empregos de maio

230

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias iniciaram o dia em alta. Após várias semanas digerindo a alta de juros generalizada e a possível recessão que pode se abater entre as principais economias do mundo, o mercado respira um pouco
aliviado com a notícia de que a China relaxou o controle sanitário diante do recuo de casos de Covid no país.

A possível retomada da economia chinesa é importante, mas a prolongada guerra na Ucrânia ainda é o maior desafio. A Alemanha já vê no retrovisor a recessão diante da possível interrupção do fornecimento de gás russo. Além disso, o aperto financeiro criado pelos juros altos também reforça que ainda há um logo caminho a percorrer.

Por aqui, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou Caio Mario Paes de Andrade como novo presidente da estatal. Agora, o desafio do governo é conseguir evitar novos reajustes nos preços dos combustíveis até a eleição, e emplacar dentro da empresa diretores mais aliados a ele.

No Senado, o relator da PEC 16, senador Fernando Bezerra Coelho, apresenta seu parecer hoje. A proposta quer aumentar em R$ 200 no valor do Auxílio Brasil, reajustar o auxílio-gás, criar um voucher caminhoneiro no valor de R$ 1 mil, e confirmar a emenda constitucional que prevê a compensação financeira a estados e ao Distrito Federal pela isenção do ICMS sobre óleo diesel e gás de cozinha.

Na parte da manhã, o governo divulga os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) de maio. No mês passado, o número ficou em 197 mil novos empregos formais, uma alta de 0,48% em comparação a março. De acordo com o Novo Caged, no acumulado de 2022 o saldo está em 770.593 empregos, 3,6% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

No setor corporativo, Um novo fundo de investimento, BTG Pactual Teva DebênturesDI Fundo de Índice, direcionado a investidores em geral, passaram a ter suas cotas negociadas no mercado de bolsa nesta segunda-feira.

A Eletrobras disse que a Assembleia Geral Extraordinária que deverá eleger os novos membros do Conselho de Administração está estimada para o dia 5 de agosto de 2022.

A Petrobras reiniciou hoje os processos de venda da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.

O Inter divulgou sua carteira mensal de FIIs (fundos de investimento imobiliários) recomendados, com duas alterações. São elas: CSHG Real Estate FII, Hedge Brasil Shiopping FII, FII RBR Alpha Fundos de Fundos, Kinea Indices de Preços FII e FII RBR Rendimento High Grad.

A Localiza aprovou, em assembleia geral extraordinária, o aumento da composição do Conselho de Administração para oito membros e a eleição de dois novos membros.

Petroleiros da FUP e da FNP realizaram um ato unificado em repúdio à posse de Caio Paes de Andrade ao cargo de presidente da Petrobras. O protesto aconteceu em frente ao Edifício Senado (Edisen), sede da diretoria executiva da empresa, no Rio de Janeiro, um pouco antes da reunião extraordinária do Conselho de Administração da estatal.