RADAR DO DIA: Bolsas sobem com estímulos de banco centrais

330
Foto de Lorenzo / Pexels

São Paulo, 15 de junho de 2021 – As bolsas operam em alta no exterior, impulsionadas pela crescente aposta de que os estímulos de bancos centrais à economia não serão abalados por leituras recentes mostrando inflação elevada em vários países. Esta perspectiva foi reforçada hoje pela ata da mais recente reunião do banco central da Austrália, em que as autoridades consideraram “prematuro” discutir a remoção destes incentivos.

O Banco Central Europeu recentemente apresentou o mesmo parecer a respeito do assunto, e amanhã será a vez do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, de se manifestar.

Também ajuda a impulsionar as bolsas a perspectiva de que os norte-americanos e os europeus encerrarão uma disputa comercial que se arrasta há anos envolvendo a Boeing e a Airbus.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam sem direção comum, em modo de espera antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) desta semana.

No Brasil, diante da ausência de indicadores relevantes, o foco estará sobre a discussão do racionamento de energia em uma audiência com autoridades do setor na Câmara, e na CPI da Pandemia, que ouve o ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campelo.

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (15) a Medida Provisória 1040/21, que elimina exigências e simplifica a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios” no País. A sessão deliberativa remota do Plenário está marcada para as 15h.

Em âmbito corporativo, a Petrobras finalizou a venda de sua participação de 50% no campo terrestre de Dó-Ré-Mi, localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas, no estado de Sergipe, para a empresa Centro-Oeste Óleo e Gás. A estatal recebeu US$ 37,6 mil, que foram pagos em 5 de agosto de 2020, data de assinatura do contrato de compra e venda da participação.

A divulgação semanal de tráfego da Ecorodovias mostra que, entre 7 e 13 de junho, o volume de tráfego consolidado alcançou 8,052 milhões de veículos pagantes, uma alta de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O conselho de administração da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) aprovou o início imediato da realização de testes de redução da vazão mínima praticada na usina hidrelétrica de Porto Primavera, no rio Paraná, até atingir o valor de 2.700 metros cúbicos por segundo (m3/s), em atendimento à portaria do Ministério de Minas e Energia visando a preservação do nível dos reservatórios.

A BR Malls informou que, com o fechamento da operação comercial do Shopping Campo Grande (MS) desde domingo (13), tem atualmente 30 dos 31 shopping centers do seu portfólio em operação abertos.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) colocou em operação comercial a primeira unidade geradora da pequena central hidrelétrica (PCH) Bela Vista no sábado dia 12, e antecipou a projeção de entrega do empreendimento completo até o final do terceiro trimestre de 2021, cerca de dois anos e meio antes do início do prazo para entrega do suprimento contratado.

O conselho de administração da Equatorial Energia aprovou o aumento do capital social da Equatorial Participações, no valor de R$ 12,99 milhões , por meio da emissão de 12.99.600 ações da subsidiária, em reunião realizada em 8 de junho.

A Hapvida disse que está apurando as exigências estabelecidas na notificação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em relação à prescrição de cloroquina e outros medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19, e se comprometeu a tomar providências, caso necessário.

A Usiminas retomou ontem a produção do alto-forno 2 da Usina de Ipatinga, em Minas Gerais.

A agência de classificação de risco Moody’s disse que o aumento de capital anunciado ontem pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes é positivo para o crédito da companhia, pois os recursos ajudam a restaurar a posição de caixa da empresa e apoiam o seu balanço para aquisições.