RADAR DO DIA: Bolsas seguem com cautela por conta do coronavírus

225
Gráfico

São Paulo – As principais bolsas do mundo operam em tendência de queda, com os investidores cautelosos diante da proliferação do coronavírus a partir da China. Na Europa, há a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (9h45 horário de Brasília), e pelo discurso de Christine Lagarde, presidente da instituição, deixam os mercados igualmente na defensiva.

Por aqui, ontem o ministro Luiz Fux, no plantão do comando do Supremo, e aliado do ministro Sérgio Moro, suspendeu, por tempo indeterminado, a aplicação do juiz de garantias, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República. O juiz de garantias desagradava Sérgio Moro, que celebrou a suspensão nas redes sociais.

“Espero o retorno do presidente Toffoli para restabelecer o diálogo e o equilíbrio na relação entre os poderes”, afirmou o presidente da Câmara Rodrigo Maia, que achou a decisão desnecessária e desrespeitosa. Fux será o próximo presidente do STF, a partir de setembro.

Em Davos, a Folha afirmou que os investidores estrangeiros aparentam estar animados com o Brasil, mas preocupados com a política ambiental e a lentidão das reformas. Este foi o tom dos questionamentos feitos ao ministro Paulo Guedes após sua apresentação no Fórum.

A Folha também apontou que o irmão do presidente, Renato Bolsonaro vem trabalhando informalmente no governo. Sem cargo formal, o irmão de Jair Bolsonaro, que é filiado ao PSL, libera verbas de obras e investimentos para prefeitos do estado de São Paulo.

O valor dos repasses chega a mais de R$ 110 milhões. Renato participa dos anúncios de obra, está sempre ao lado na assinatura de contratos, discursa. Denunciado como funcionário fantasma da Assembleia paulista, ele afirma que não recebe nada pelo trabalho.

FARIA LIMA

A Grow, empresa responsável pelas bicicletas compartilhadas Yellow, afirmou que elas irão deixar de circular no Brasil. A empresa passa por um momento de reestruturação. Já os patinetes elétricos vão deixar 14 cidades, ficando apenas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

MUNDO

A evolução do coronavírus de Wuhan, que já afeta pelo menos 470 pessoas, levou Pequim a fechar as redes de transporte público da cidade, localizada no meio do território nacional e casa de 11 milhões de pessoas. O governo chinês recomendou ontem aos cidadãos que evitem viajar para Wuhan, epicentro do vírus que matou 17 pessoas.

EMPRESAS

A Eletrobras iniciou a emissão de títulos de dívida (notes) no mercado internacional, no valor total de até US$ 1,750 bilhão com vencimento em cinco anos (Notes 2025), e com vencimento em dez anos (Notes 2030), cujos cupons serão definidos conforme demanda de mercado na data da emissão.

O consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 2,4% para 63.796 megawatts (MW) médios na primeira quinzena de janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O conselho de administração do Banco do Brasil (BB) aprovou a eleição de Felipe Guimarães Geissler Prince, Julio Cesar Rodrigues da Silva e Marco Túlio de Oliveira Mendonça como membros da diretoria executiva da instituição, para completar o mandato 2019-2021.