RADAR DO DIA: Atenção para posse de Biden e Copom

251

São Paulo – Os principais índices ao redor do mundo operam em alta nesta quarta-feira que marca a despedida de Donald Trump da presidência dos Estados Unidos e a posse de Joe Biden. O início da cerimônia está previsto para às 14h de Brasília, e a expectativa é de que ele reforce o compromisso com estímulos econômicos e um retorno do país ao multilateralismo – Biden teria, inclusive, preparado decretos para que os norte-americanos voltem à Organização Mundial do Comércio e ao acordo mundial sobre o clima.

Na Europa, O índice de preços ao consumidor dos países que compõem a zona do euro caiu 0,3% em dezembro na comparação com igual período de 2019, mesma queda de novembro, segundo dados revisados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat.

No Brasil, o foco estará sobre o anúncio da decisão do Comitê de Política Monetária, o Copom, a partir das 18h30. O mercado espera a manutenção da Selic em 2% ao ano, e vai monitorar se o Banco Central desistirá do compromisso de manter a taxa básica de juros neste nível. Este trecho específico do comunicado – o chamado forward guidance – é que determinará como o mercado vai se ajustar após a decisão.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) admitiu que poderá haver atraso na produção da vacina contra a covid-19 causado pela falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Em nota divulgada ontem, a Fundação explicou que ainda aguarda a confirmação do insumo-base para a fabricação das vacinas.

“Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro”, informou a Fiocruz, segundo a Agência Brasil.

Em âmbito corporativo, O conselho de administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) aprovou o preço de R$ 20 por ação no oferta pública de distribuição de um total de 137.242.528 ações ordinárias de emissão da Light. Com o valor estabelecido, a Cemig deve arrecadar R$ 1,3 bilhão com a venda de 68.621.264 ações ordinárias que possui na Light.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não aprovou a alteração proposta feita pela subsidiária da Eletrobras, Amazonas Geração e Transmissão de Energia (Amazonas GT), em contratos de compra de energia celebrados com Produtores Independentes de Energia (PIEs).

O conselho de administração da JBS aprovou, em reunião, a venda de 186.324 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal mantidas em tesouraria no plano de outorga aos beneficiários do plano.

Uma nova reunião entre Vale, governo de Minas Gerais e instituições de Justiça, prevista para ontem (19), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, foi suspensa, segundo o tribunal, mas várias reuniões têm ocorrido essa semana, sem avanços, de acordo com uma fonte do governo estadual. Mais cedo, a Vale havia informado que a reunião tinha começado às 15h, e não retornou a Agência CMA sobre a suspensão confirmada pelo TJMG.

O conselho de administração da JBS aprovou a recomendação do comitê independente, coordenado por Gilberto Meirelles Xandó Baptista, de instauração de ação de responsabilidade, pela companhia, perante à Câmara de Arbitragem do Mercado, da B3, em face de J&F Investimentos, Wesley Mendonça Batista, Joesley Mendonça Batista, Florisvaldo Caetano de Oliveira e Francisco de Assis e Silva, aprovada em assembleia geral extraordinária de 30 de outubro. Com o procedimento arbitral, o conselho aprovou a extinção do comitê.

A Ultrapar foi notificada pela Petrobras sobre a aprovação da proposta vinculante apresentada pela companhia para aquisição da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e iniciou o processo de negociação dos termos dos contratos de compra e venda e auxiliares.

Antes, a Petrobras confirmou a transação com a Ultrapar em resposta a notícias divulgadas na mídia, e informou que espera receber, no primeiro trimestre, propostas vinculantes para venda das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Gabriel Passos, em Minas Gerais.

A estatal também disse ter recebido propostas pela venda das refinarias Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará, e pela Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, e que aguarda as ofertas finais de todos os participantes no processo de venda da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia. Os proponentes não foram informados no comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O conselho de administração do Banco do Brasil elegeu Thiago Affonso Borsari para o cargo de diretor de negócios digitais.