RADAR DO DIA: Atenção ao IPCA, Powell na Câmara e votações da reforma tributária e desoneração em Brasília

59
Gráfico de ações // Créditos: Pexels/Tima Miroshnichenko

São Paulo – Hoje, às 9h, será divulgado Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas calculadas pelo Termômetro CMA indicam que o índice deve subir 0,34% em junho ante maio. No acumulado de 12 meses, até maio, a alta projetada é de 4,34%.

Mais tarde, as atenções se voltam ao Congresso Nacional, com o início da votação da regulamentação da reforma tributária na Câmara e da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia no Senado.

Nos Estados Unidos, os índices futuros abriram em alta, à espera da divulgação do Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho, com investidores atentos à novas falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. Ontem, o chefe do banco central norte-americano disse ao Senado que precisa de “mais dados positivos” sobre a inflação antes de considerar cortes nas taxas de juros.

CORPORATIVO

A Azul reitera que a informação divulgada em maio de que celebrou um acordo de cooperação comercial com a Gol por meio de um codeshare, mantendo conversas com o Grupo Abra, acionista controlador da Gol, para explorar possíveis oportunidades de negócios, mas não definiu ou formalizou nenhum acordo de parceria ou combinação de negócios além do acordo de codeshare já divulgado. A companhia também informou que recebeu uma correspondência da BlackRock, comunicando a aquisição, em nome de um de seus clientes, de 16.171.414 ações preferenciais e 274.481 ADRs, totalizando 16.994.857 ações preferenciais, representando aproximadamente 5,061% do total de suas ações preferenciais.

A Vale informou que a empresa Russell Reynolds, contratada pelo conselho de administração, segue desempenhando os serviços de assessoria para a seleção do novo presidente da companhia.

A Petrobras assinou um Master Agreement com a Yara Brasil Fertilizantes para avançar nas negociações de uma potencial parceria de negócios no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.

A Energisa comunicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste tarifário para a Energisa Sul-Sudeste (ESS). A partir de 12 de julho de 2024, os consumidores perceberão uma redução média de 9,89% nas tarifas.

O atual diretor de Implantação da Engie Brasil, Márcio Daian Neves, assumirá nova posição de Chief Projects Officer Renewables, no Grupo Engie, em Paris, a partir de 1 de outubro de 2024. Durante este período de transição, até a efetivação da nova função, o executivo permanecerá no exercício do cargo de diretor de Implantação e a companhia trabalhará na sua substituição.