RADAR DO DIA: Atenção a tom de Trump sobre China, Petrobras e Amazônia

São Paulo – Os investidores devem reagir principalmente ao tom menos agressivo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da China e da disputa comercial entre os dois países.

Na sexta-feira, a China e os Estados Unidos anunciaram medidas que agravam a guerra de tarifas entre as duas nações e Trump chegou a classificar o presidente chinês, Xi Jinping, como “inimigo” dos norte-americanos. No fim de semana, porém, elogiou Xi e hoje indicou que as negociações entre os dois países serão retomadas.

Vale lembrar que, na prática, a guerra comercial entre Estados Unidos e China só tem piorado, a despeito das várias declarações de Trump sugerindo que as negociações estavam avançando e de compromissos anteriores assumidos pelos dois países.

No âmbito político, a pressão internacional sobre o presidente Jair Bolsonaro para que aja na contenção de incêndios na Amazônia diminuiu desde o fim da semana passada depois de o governo federal sinalizar que aumentará os recursos destinados ao combate das chamas e se dispor a investigar suspeitas de ações coordenadas para queimar a floresta.

As ameaças de líderes europeus, de se oporem ao tratado de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul se o Brasil não melhorar a política de proteção ao meio ambiente, não foram retiradas, sugerindo que ainda há risco de o assunto ser um entrave ao comércio exterior.

Entre os indicadores, o mercado reduziu a previsão para a taxa básica de juros do Brasil ao fim de 2020 de 5,50% para 5,25%.

No âmbito corporativo, a Petrobras começou a negociar a venda da Liquigás diretamente com um grupo formado por Itaúsa, Copagaz e Nacional Gás Butano.

A Eletrobras concluiu a venda de sua participação em três Sociedades de Propósito Específico (SPEs) à Ventus Holding, do Grupo J. Malucelli, por R$ 178,260 milhões. Entre as SPEs vendidas estão a Brasventos Miamassaba 3, a Brasventos Eolo Geradora de Energia e a Rei dos Ventos 3 Geradora de Energia. Em todos os empreendimentos a participação da Eletrobras eram de 49%.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com