RADAR DO DIA: Atenção à ata do FED, discurso de Powell e avanço da Covid

São Paulo – O principal destaque desta quarta-feira é a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), seguido pelo discurso do seu presidente, Jerome Powell, que deve indicar um aumento dos juros já para março para conter a alta da inflação. Os investidores também esperam sinais da intensidade do aumento das taxas, se haverá redução do balanço patrimonial da autoridade monetária e
como isso será feito.

O mercado também segue monitorando os impactos das tensões políticas na Europa para o setor de energia após notícias de sanções à Rússia em caso de agressão à Ucrânia.

Por aqui, os investidores avaliam a aprovação do convite para o Brasil negociar sua entrada na OCDE – a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, condicionada ao atendimento de exigências ambientais.

Os operadores também acompanham os reflexos de novos recordes de internações e mortes por Covid-19. Ontem, o Brasil registrou, em 24 horas, 183.722 casos confirmados e 487 mortes em decorrência da doença. Foi a primeira vez em mais de dois meses que o país registrou mais de 400 mortes diárias pelo novo coronavírus, após 731 óbitos em 13 de novembro do ano passado .

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA 15), referente a janeiro, às 9h.

No âmbito corporativo, a Embraer concluiu com sucesso a reintegração dos principais sistemas de tecnologia da informação e processos do negócio da aviação comercial. As atividades desenvolvidas ao longo do mês de janeiro ocorreram sem prejuízo de continuidade das operações essenciais.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) convocou ontem (25) seus acionistas a participarem de assembleia geral extraordinária em 25 de fevereiro, às 10 horas, de forma exclusivamente digital, para deliberar sobre a recomposição do seu conselho de administração, por meio de eleição por voto múltiplo, devido a renúncia de membros do colegiado.

A MRV Engenharia anunciou ontem (25) que fará a 21 emissão de debêntures simples, em série única, no valor total de R$ 700 milhões.

O Banco Inter informou ontem que a aquisição da Usend foi concluída com o atendimento das condições precedentes para o fechamento da operação, anunciada em agosto de 2021, por meio da qual iniciará atividades financeiras nos Estados Unidos, integrando as soluções da empresa à sua plataforma.

A Petrobras reiterou informação que divulgou ao mercado em novembro de 2021, de que está em fase de negociação com os consórcios liderados pela Petro Rio para a prorrogação da venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, e que não há data definida para conclusão das tratativas e assinatura dos contratos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou alertas para o mercado de capitais e ao público em geral sobre a atuação irregular de KOI Global LLC, Ventura Group, Orotrader, Raw Trading LTD, International Capital Markets Pty, IC Markets (EU) Ltd. e IC Markets Ltd. As companhias não detêm autorização para intermediar valores mobiliários, disse a CVM, em nota.