RADAR DO DIA: Ata do Fed e os juros nos EUA; IGP-10 recua 0,69% em agosto

565
Foto: Shutterstock

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos recuam nesta manhã e as bolsas europeias abriram em instabilidade. O dia será marcado pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed). O conteúdo do documento pode indicar qual será o tamanho do aumento da taxa de juros que será anunciado pelo
Banco Central dos Estados Unidos em sua próxima reunião, em 21 de setembro.

Na semana passada, a divulgação da estabilidade do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla) e a redução do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), ambos
nos EUA, deixou o mercado animado sobre a possibilidade de uma diminuição no tamanho do aumento dos juros. Em sua última decisão, o Fed subiu os juros em 0,75 ponto percentual. A previsão é que o próximo ajuste deve ser de 0,50 ponto percentual. A inflação nos EUA ainda está alta, a 8,5%.

Hoje foram divulgados o Indice de preços ao produtor do Reino Unido, com alta de 22,6%
nos 12 meses até julho, e o Indice de preços ao consumidor (IPC) do Reino Unido, que avançou 10,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no segundo trimestre, que cresceu 0,6% na comparação com o primeiro trimestre e avançou 3,9% em relação ao segundo trimestre de 2021, e o tamanho das exportações e importações do Japão em julho, com alta de 19% e 47,2%, respectivamente.

Por aqui, foi divulgado o Indice Geral de Preços 10 (IGP-10) de agosto, que recuou 0,69%. No mês anterior, o resultado foi uma variação de 0,60%. Com esse resultado, o índice
acumula alta de 8,43% no ano e de 8,82% em 12 meses. Em agosto de 2021, o índice subira 1,18% no mês e acumulava elevação de 32,84% em 12 meses.

No setor corporativo, O BB lançou hoje o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento
voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas.

A CCR informou que Marco Antonio Souza Cauduro apresentou ontem a sua carta de renúncia ao cargo de diretor-presidente, que foi aceita pelo conselho de administração da
companhia, por questões de foro pessoal. A empresa iniciou o processo de seleção do substituto e disse que o executivo ainda atuará no processo de transição.

A Petrobras recebeu de acionistas que detêm, em conjunto, mais de 5% das ações ordinárias da companhia, a solicitação de adoção de voto múltiplo na eleição de membros do Conselho de Administração na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que será realizada na próxima sexta-feira, 19 de agosto. A companhia também informou que o boletim de voto à distância divulgado aos acionistas para esta AGE já contempla esta hipótese.

O conselho de administração da Via aprovou a designação de Sergio Augusto França Leme de Vice Presidente Administrativo para o cargo de Diretor de Relações com Investidores da
companhia, em substituição de Orivaldo Padilha, que renunciou ao cargo e permanece como Vice Presidente de Finanças (CFO) da companhia.

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de 40% da sua participação nas concessões exploratórias em que desenvolve o Plano de Avaliação de Descoberta do poço Pitu e uma concessão, localizadas em águas profundas na Bacia Potiguar, na margem Equatorial do litoral do Rio Grande do Norte.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o repasse do saldo positivo da Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu para 10 distribuidoras,
a fim de minimizar o impacto dos reajustes tarifários em 2022.

A parcela acumulada de petróleo da União nos contratos de partilha de produção somou 3,6 milhões de barris no primeiro semestre de 2022, alta de 80% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Boletim Mensal dos Contratos de Partilha de Produção elaborado pela Pré-Sal Petróleo.

O BTG Pactual lançou o aplicativo da plataforma para negociação de criptoativos Mynt. A plataforma vai começar ofertando os cinco principais ativos disponíveis hoje do mercado cripto (bitcoin, ether, solana, polkadot e cardano), levando em conta os critérios de capitalização de mercado e será aberta para todos os públicos. O aporte mínimo parte de R$ 100.