RADAR: Coronavírus mata 1ª pessoa fora da China

1035

São Paulo – O desenrolar da crise provocada pelo novo coronavírus deve continuar no foco dos mercados nesta segunda-feira. Na China, onde as bolsas voltaram a operar após dias sem operação, o índice acionário Xangai Composto caiu quase 8%, reagindo tardiamente às notícias sobre a contaminação.

Segundo o boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado ontem à tarde, a lista de países que reportaram casos do novo coronavírus ficou inalterada – ou seja, nenhum caso novo foi reportado fora das áreas que já haviam encontrado pessoas contaminadas pela doença.

Apesar disso, ocorreu a primeira morte pelo vírus fora da China – nas Filipinas – e o número de chineses mortos por causa da doença atingiu 361 superando o de 349 chineses que morreram durante a epidemia de síndrome respiratória aguda grave entre os anos de 2003 e 2004.

No Brasil, o governo vai trazer de volta da China cidadãos que se encontram na cidade de Wuhan, tida como o epicentro do surto da nova doença. Todos os que forem trazidos serão submetidos a quarentena assim que chegarem ao território brasileiro.

O mercado também deve reagir à decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de determinar bandeira verde para o mês de fevereiro – o que significa que não haverá sobretaxa nas contas de luz para os consumidores.

No lado corporativo, os acionistas da Eletrobras aprovaram a transferência das 489.068.809 ações da Amazonas Geração e Transmissão (Amazonas GT) para a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), pelo valor equivalente a R$ 3,130 bilhões.

Além disso, a companhia aérea Gol transferiu todas as suas ações da Smiles Fidelidade para a subsidiária Gol Linhas Aéreas S.A. (GLA), e o controle da empresa de milhas aéreas passa a ser detido indiretamente pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

O lucro líquido da Caixa Seguridade caiu 24,8% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$ 319,9 milhões, pressionado por despesas não recorrentes referentes ao aumento dos preços que a Caixa cobra para vender os produtos da empresa e a perdas na Odonto Empresas e na CNPX.

Do lado político, o Judiciário e o Legislativo voltam do recesso e revivem as atividades em Brasília. O Congresso Nacional retomará os trabalhos legislativos com uma sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcada para as 15h, em que será lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)