RADAR: Caixa Seguridade retoma oferta pública

610

São Paulo – Os investidores amanheceram nesta sexta-feira com mais um sinal positivo para o mercado financeiro – a retomada do processo de abertura de capital da Caixa Seguridade, que havia sido anunciado em fevereiro e interrompido no mês seguinte por causa das condições adversas à oferta de ações.

Outra notícia relevante foi a publicação da medida provisória (MP 992), que traz programas para complementar o crédito a companhias com faturamento anual de até R$ 300 milhões – o que abarcaria micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A principal medida contida na MP 992 é o programa Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE), que havia sido anunciado pelo Banco Central no final de junho.

O programa, na prática, dá um tratamento diferenciado aos créditos tributários que os bancos geram quando fazem provisões para permitir que esses recursos sejam usados em empréstimos. O BC afirma que esse novo tratamento reduz o custo de capital das instituições se os créditos forem transformados em empréstimos, e dará o benefício às instituições que liberarem financiamentos para as MPMEs.

A MP 992 também introduz um outro programa anunciado pelo BC em junho, que autoriza o uso de um imóvel como garantia de mais de um empréstimo. Neste caso, as novas operações devem ser contratadas com o mesmo credor da operação original e, se o devedor ficar inadimplente em uma das operações garantidas, as demais vencem antecipadamente.

A ideia é que, como o banco já aceitou o imóvel como garantia numa primeira operação, essa garantia se mantém conforme o devedor for quitando esse primeiro empréstimo. Sendo assim, haveria espaço para o banco conceder novos empréstimos sob a mesma garantia conforme o primeiro empréstimo for sendo pago.

Vale mencionar também que ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar da possibilidade de um imposto sobre transações no comércio eletrônico, mas sugeriu que a medida pode não ser adotada caso enfrente oposição no Congresso. Segundo ele, o governo irá mexer primeiro nas regras tributárias em que já há entendimento.

Outro ponto focal para os investidores será a reunião do Conselho Europeu a respeito de um plano de recuperação da União Europeia orçado em 750 bilhões de euros. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse mais cedo que os países ainda estão discordando entre si sobre pontos do pacote, e que um acordo sobre o tema pode ser adiado.

Nos Estados Unidos, vale mencionar que às 11h serão divulgados os dados sobre a confiança do consumidor do país, e a expectativa é de que o número seja levemente menor que o divulgado em junho.