Quase 80 países farão parte de iniciativa da OMS para vacina contra covid-19

191
Foto: Brian Hoskins / freeimages.com

São Paulo – Quase 80 países de renda média e alta confirmaram participação na Covax Facility, uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para acelerar o desenvolvimento e distribuição de uma vacina eficaz contra a covid-19, disse o diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

“Estamos muito satisfeitos que 78 países de renda alta e média já tenham confirmado que participarão do Covax, e o número está crescendo. Exorto aqueles que ainda não aderiram a fazê-lo até 18 de setembro”, disse ele.

“É claro que muitos outros países aderiram e esperamos poder compartilhar a lista completa no devido tempo”, acrescentou.

Segundo Ghebreyesus, Alemanha, Japão, Noruega e a Comissão Europeia já anunciaram publicamente que participarão da iniciativa da OMS.

Os Estados Unidos, por sua vez, já indicaram que ficarão de fora do mecanismo. O país anunciou sua saída da organização neste ano sob o argumento de que a agência ajudou a China a esconder informações sobre a origem do novo coronavírus – que foi detectado em dezembro na cidade chinesa de Wuhan.