Putin se encontra com Kim Jong Un e promete apoio para desnuclearização
Por Carolina Pulice

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Vladivostok, e prometeu apoiar o país no diálogo de reconciliação da península coreana e no processo de desnuclearização.
“Eu não tenho dúvida que a visita de hoje vai ajudar no desenvolvimento das relações bilaterais entre os países, e nos ajudar a trazer uma melhor resolução para a península coreana, o que podemos fazer juntos e o que a Rússia pode fazer para facilitar o processo positivo”, disse Putin durante o encontro.
Esta foi a primeira vez que Kim visitou o presidente russo. O encontro ocorre no mesmo momento em que o líder norte-coreano negocia com os Estados Unidos o processo de desnuclearização da península, além do processo de paz com a Coreia do Sul.
Durante coletiva de imprensa, o presidente Putin afirmou que a Coreia do Norte precisa ter garantias baseada em leis internacionais para continuar o processo de desnuclearização. Ele também disse que o governo dos Estados Unidos precisa respeitar os interesses do líder norte-coreano para se alcançar um acordo entre os países.
“Se os Estados Unidos continuarem dando um passo para frente e dois para trás, não chegaremos nunca a nenhum lugar. Se respeitarmos os interesses de todos, isso [o acordo] pode ser feito”, afirmou.