Putin parabeniza Joe Biden pela vitória em eleições nos EUA

200
O presidente da Rússia, Vladimir Putin / Foto: Kremlin

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, por sua vitória nas eleições, após o Colégio Eleitoral norte-americano confirmar o resultado, e disse estar pronto para interagir com a Casa Branca.

“Putin desejou muito sucesso ao presidente eleito e expressou confiança de que a Rússia e os Estados Unidos, que têm responsabilidade especial pela segurança e estabilidade globais, podem, apesar de suas diferenças, contribuir efetivamente para resolver muitos problemas e enfrentar os desafios que o mundo está enfrentando hoje”, diz o Kremlin, em comunicado.

“O presidente da Rússia observou que, com isso em mente, a cooperação russo-americana, baseada nos princípios de igualdade e respeito mútuo, atenderia aos interesses de ambas as nações e de toda a comunidade internacional”, segundo a nota.

“De minha parte, estou pronto para interagir e entrar em contato com vocês”, de acordo com Putin. Ele havia dito que parabenizaria Biden apenas após a oficialização dos resultados, enquanto outros líderes mundiais reconheceram o novo presidente norte-americano em 9 de novembro.

Ontem, o Colégio Eleitoral confirmou Biden como no novo presidente dos Estados Unidos, depois que a Califórnia deu os seus 55 votos eleitorais ao democrata, que superou o mínimo de 270 votos necessários para a vitória.

A mensagem de Putin também veio após o governo russo ser acusado de violar sistemas de computadores de diversas agências governamentais federais dos Estados Unidos, incluindo os departamentos do Tesouro e Comércio, como como parte de uma ampla campanha global de espionagem cibernética.