Putin diz que Índia e China produzirão vacina russa contra covid-19

160
O presidente da Rússia, Vladimir Putin / Foto: Kremlin

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a China e India produzirão as vacinas russas contra o novo coronavírus, e ressaltou a importância em acelerar o estabelecimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul).

“Nossa prioridade atual é coordenar medidas coletivas do Brics para combater a pandemia, melhorar a colaboração entre nossos serviços epidemiológicos e proteger a vida e a saúde de nossos cidadãos”, disse Putin, na reunião dos Brics por videoconferência.

“Gostaria de salientar que o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) assinou acordos com nossos parceiros indianos e brasileiros em testes clínicos da vacina Sputnik V e com empresas farmacêuticas na China e na Índia na produção desta vacina não apenas para nossos para uso próprio, mas também para países terceiros”, afirmou.

Putin ressaltou que as vacinas russas são eficazes e seguras, e que a próxima tarefa é lançar sua produção em grande escala. O presidente destacou que o país registrou uma segunda vacina contra covid-19, EpiVacCorona, e a terceira está em desenvolvimento.

“Também acreditamos que é importante acelerar o estabelecimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do BRICS”, disse ele. “Os cinco países estão aprimorando a cooperação em ciência, tecnologia e inovação”, acrescentou.