Putin diz que conversa com Biden focou em estabilidade estratégica

509
O presidente da Rússia, Vladimir Putin / Foto: Kremlin

São Paulo – O presidente russo, Vladimir Putin, disse que não houve animosidade durante sua conversa com o presidente norte-americano, Joe Biden, na cidade suíça de Genebra. Ele classificou as discussões como bastante construtivas.

“Acho que não houve animosidade, ao contrário. Falamos sobre nossas posições divergentes em muitos aspectos, mas do meu ponto de vista, ambos os lados mostraram vontade de se entender e encontrar formas de alinhar as posições mais próximas. Nossas discussões foram bastante construtivas “, disse ele durante coletiva de imprensa após o encontro.

Os primeiros passos na direção desse alinhamento de posições devem vir da diplomacia. Segundo Putin, os embaixadores dos Estados Unidos e da Rússia estão retornando a Moscou e Washington, respectivamente.

“Em relação ao retorno dos embaixadores aos seus locais de trabalho: concordamos que este problema está resolvido, eles estão retornando aos locais de seu serviço permanente”, afirmou ele, acrescentando que a data exata do retorno “é uma questão puramente técnica”.

O presidente russo afirmou ainda que os dois países estão dispostos a buscar soluções para todos os problemas bilaterais.

“Também concordamos que o Ministério das Relações Exteriores russo e o Departamento de Estado norte-americano iniciarão consultas sobre toda a gama de cooperação nos canais diplomáticos. Há muitas questões a serem discutidas, os dois lados estão dispostos a buscar soluções”, disse.

Ainda segundo ele, Rússia e Estados Unidos concordaram em iniciar consultas sobre segurança cibernética.

Apesar do passo na direção da cooperação, Putin citou fontes norte-americanas para dizer que a maioria dos ataques cibernéticos em todo o mundo vêm dos Estados Unidos.

“Em 2020, recebemos dez solicitações dos Estados Unidos sobre ataques cibernéticos à infraestrutura norte-americana e recebemos duas solicitações este ano e nossos colegas receberam respostas exaustivas”, disse ele.

Por sua vez, a Rússia enviou no ano passado 45 desses pedidos em 2020 e 35 neste ano para a questão relevante. “E nenhuma resposta foi fornecida até agora”, afirmou.

Putin acrescentou que a segurança cibernética é extremamente importante para todo o mundo, bem como para a Rússia e os Estados Unidos.

As declarações acontecem depois de um ataque cibernético à Colonial Pipeline, que suspendeu a operação de um dos maiores oleodutos dos Estados Unidos, deixando parte do país sem combustível por dias. O Federal Bureau of Investigation (FBI, equivalente à Polícia Federal do Brasil) indicou que o ataque partiu do DarkSide, um grupo sediado na Rússia.