Produção de minério de ferro da Vale cresce 6% no 1° trimestre de 2024

168
Carregamento de caminhões fora de estrada na Mina de Conceição, Itabira (MG), da Vale / Foto: Janaina Duarte

São Paulo, SP – A produção de minério de ferro da Vale subiu 6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023, chegando a 70,8 milhões de toneladas, influenciado pelo melhor desempenho operacional no S11D, à continuidade das iniciativas de confiabilidade dos ativos e ao aumento das compras de terceiros.

Em pelotas, a produção registrou alta de 2% no período, para 8,5 milhões de toneladas,
devido, , impulsionada pela maior disponibilidade de ‘pellet feed’.

A produção de níquel acabado alcançou 39,5 mil toneladas no trimestre, 4% inferior que o
visto no mesmo período do ano passado, refletindo principalmente a reforma do forno de Onça Puma, parcialmente compensada pelo melhor desempenho das operações do Canadá e da Indonésia.

No trimestre, a produção de cobre atingiu 81,9 mil toneladas, alta de 22,2% na comparação anual, impulsionada pela continuação do sólido ramp-up da planta de Salobo 3, bem como pelo melhor desempenho operacional das plantas de Salobo 1 e 2.

VENDAS

As vendas de minério de ferro da Vale subiram 14,7% no primeiro trimestre do ano, na comparação anual, totalizando 63,8 milhões de toneladas.

“O forte desempenho foi impulsionado pela ausência de restrições de carregamento portuário que impactaram negativamente o porto Ponta da Madeira no 1T23. A diferença entre a produção e as vendas é explicada pelos efeitos da cadeia de valor da Vale e pela formação de estoques de cargas em trânsito para os centros de distribuição”, segundo relatório da mineradora.

No trimestre, as vendas em pelotas somaram 9,2 milhões de toneladas, na comparação anual, alta de 13,4% no período, devido ao aumento da disponibilidade de pellet feed nas minas dos Sistemas Sudeste e Sul, impulsionando uma maior produção de pelotas nas plantas de Tubarão e Vargem Grande.

As vendas de níquel, por sua vez, caíram 17,5% no período e registraram 33,1 mil toneladas