Processo desinflacionário começou oficialmente mas ainda há muito a fazer, diz Powell

651
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, disse que o processo desinflacionário no país começou, mas que ainda há muito trabalho a ser feito, descrtando cortes nas taxas básicas de juros ainda este ano.

“Podemos dizer pela primeira vez que o processo de desinflação começou de fato”, disse Powell em coletiva de imprensa após decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) de aumentar meta da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual (pp) para a faixa entre 4,5% e 4,75%.

Segundo Powell, o crescimento econômico no país reduziu significativamente, assim com os gastos. “Apesar do ritmo de crescimento de abertura de vagas e dos salários ter moderado, o mercado de trabalho permanece forte”, explicou. “Dados deram sinais de que nos últimos três meses a inflação começou a diminuir, mas ainda pe necessário mais evidências”.

Por isso, o presidente do Fed disse que ainda há “Muito trabalho a ser feito em relação à inflação”, deixando calro que mais aumentos nas taxas devem ser necessários e que uma permanência dentro dos limites da política restritiva deve ser preciso por algum tempo.

“Dadas as perspectivas, não vejo cortes nas taxas este ano”, diz ele, embora acrescente que se a inflação cair mais rapidamente, isso afetará as decisões políticas. Sobre a inflação, ele diz “seremos cautelosos ao declarar vitória e enviar sinais de que o jogo está ganho, estamos nos estágios iniciais da desinflação” e “vai levar tempo”.

Segundo ele, mudar o rtimo dos aumentos para algo menos agressivo, como a elevação de 0,25 pp em vez das altas de 0,75 pp que dominaram a maior parte de 2022, permitem uma análise mais cautelosa dos efeitos do Fed sobre a economia.

Powell destacou que, se preciso, o banco central pode aumentar as taxas para além de sua projeção de 5,0% para 2023. “Vamos reavaliar isso em março, mas se for preciso aumentar ainda mais as taxas. vamos fazê-lo”. Sua opinião é de que lidar com a dificuldades de apertar de menos a política é pior do que apertar demais.

“Fico feliz de ver que o processo desinflacionário não está afetando o mercado de trabalho, mas preciso dizer que isso ainda é o começo”, explicou, destacando que um equilíbrio entre o número de vagas e o número de pessoas trabalhando deve see alcançado para conseguir uma inflação de 2% no setor de serviços não imobiliários. “Esse é o setor mais difícil de reduzir a inflação. Começamos a reduzi-la no setor de bens e imobiliários, mas precisamos atingir essa parte agora”.

Por fim, Powell comentou que o congresso norte-americano deve aumenta ro teto de dívida para arcar com seus gastos. “O não cmprimentos de suas obrigações financeiras reprentaria um grande risco ao país”, explicou.