Processo de impeachment de Trump no Senado deve começar terça-feira

248
President Donald J. Trump lands in Marine One on the South Lawn of the White House Sunday, July 21, 2019. (Official White House Photo by Shealah Craighead)

Por Carolina Gama

São Paulo – O processo do impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump, pode começar na próxima terça-feira, disse o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell.

McConnell anunciou o cronograma provisório poucas horas depois que a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, revelou que enviará os artigos de impeachment contra Trump ao Senado amanhã.

Se isso acontecer, McConnell disse que o Senado poderá avançar com o processo esta semana com a presença do chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, juntamente com “algum outro tipo de medida interna”.

“Esperamos conseguir isso por consentimento, o que nos prepararia para iniciar o processo real na próxima terça-feira”, disse McConnell.

McConnell também reafirmou que não havia desejo no Senado de votar para retirar as acusações de impeachment contra o presidente sem ouvir os argumentos contra ele.

Pelosi decidiu entregar os dois artigos contra Trump – abuso de poder e obstrução do Congresso – ao Senado depois de retê-los por semanas em uma tentativa de obter garantias sobre como o Senado liderado pelos republicanos conduzirá o julgamento.