Prioridade em 2020 será reforma tributária, diz Ramos

960
Sessão solene do Congresso Nacional de abertura dos trabalhos legislativos de 2019.

São Paulo – A prioridade do governo federal no ano que vem será promover a reforma tributária, disse o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, à Agência Brasil. Ele é um dos responsáveis pela articulação entre o Planalto e o Congresso.

Segundo a Agência Brasil, o ministro considera haver uma lista extensa de projetos para o segundo ano do governo Bolsonaro: pacto federativo, reforma administrativa e a reforma tributária. Esta última é, segundo o ele, a prioridade. “A reforma tributária é fundamental, ela é o complemento da reforma previdenciária”, afirmou.

Mas, para o projeto andar, o ministro lembra que existe um gargalo: as eleições do ano que vem: “temos até mais ou menos julho”. E enfatiza que não adianta acelerar o processo. “O presidente não impõe nada ao Congresso, ele foi parlamentar por 28 anos. Às vezes, eu falo com ele, ele fala: ‘Ramos, é o Congresso, ele que decide’. O Congresso, a gente manda um projeto, eles mexem… é democracia.”

Ramos também disse que, julgando pela aprovação da reforma da Previdência em 2019, é provável que 2020 seja menos turbulento em termos da relação entre o Executivo e o Legislativo.

“A minha esperança é que o ano de 2020 vai ser mais sereno, até porque já nos conhecemos, eu como articulador. Existe uma expressão mineira que diz que no andar da carruagem é que as melancias vão se acertando. Eu tenho quase que absoluta certeza de que vai ser um relacionamento mais sereno, mais produtivo, mais do que foi 2019.”