Prévia da confiança da indústria indica recuperação em maio, diz FGV

274

São Paulo – Após o tombo histórico em abril, a prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) sinaliza uma recuperação em maio, com aumento de 2,4 pontos em relação ao dado final do mês passado (58,2), para 60,6 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período anterior, a confiança do setor havia registrado a maior queda mensal (-39,3 pontos) e alcançado o menor nível desde o início da série, em janeiro de 2001.

Segundo a FGV, a leve alta da confiança em maio é resultado de uma reavaliação das expectativas dos empresários em relação ao futuro. Em base mensal, o Índice da Situação Atual (ISA) indica estabilidade, passando de 67,4 pontos para 67,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) deve avançar 4,6 pontos, a 54,2 pontos, o que seria uma devolução de 10% da perda sofrida em abril.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) sinaliza recuperação de 3,7 pontos percentuais (pp), a 61,0%, mas ainda se mantendo em patamar muito baixo em termos históricos.

Para a prévia deste mês foram consultadas 790 empresas entre os dias 1 e 19. O resultado final da pesquisa será divulgado na quarta-feira da semana que vem (dia 27).