Presidente do Fed de Boston diz que política monetária é adequada

Eric Rosengren Fed Boston
Presidente da unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano de Boston, Eric Rosengren. Foto: Divulgação/ Fed de Boston

São Paulo – A política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) é apropriada diante dos desafios que a economia dos Estados Unidos enfrenta neste momento, disse o presidente da unidade do Fed de Boston, Eric Rosengren.

Em sua visão, a economia norte-americana levará mais tempo para retornar aos níveis anteriores do que muitos economistas estão prevendo, citando a ociosidade do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

“Com a folga do mercado de trabalho ainda significativa e a inflação ainda abaixo da meta de 2%, minha perspectiva é que a atual postura altamente acomodatícia da política monetária é apropriada”, afirmou.

Rosengren, que este ano não tem direito a voto, reafirmou o entendimento do comitê de política monetária do Fed, que indica que a retomada da economia depende do curso do novo coronavírus.

“Supondo que as variantes do vírus não se tornem especialmente problemáticas, devemos ver uma recuperação pós-recessão excepcionalmente forte”, disse ele. “Parece provável que a economia cresça rapidamente este ano”, afirmou ele, acrescentando que esse cenário levaria a melhora no mercado de trabalho e um eventual retorno da inflação à meta 2%.

O chefe do Fed de Boston também disse a inflação deve acelerar este ano nos Estados Unidos, mas indicou que esse movimento não deve forçar o banco central a elevar a taxa de juros, atualmente perto de zero.