Presidente da Itália encarrega Mario Draghi de formar novo governo

115
O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi / Foto: BCE

São Paulo – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deu ao ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, o mandato para criar um novo gabinete. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“O presidente da República Sergio Mattarella recebeu esta manhã o professor Mario Draghi e confiou-lhe a tarefa de formar o governo. O professor Draghi aceitou a tarefa com reservas”, disse o secretário-geral da Presidência da República, Ugo Zampetti.

Mattarella dirigiu-se ao ex-presidente do BCE quando constatou que era impossível formar uma nova coligação governamental após o fracasso das consultas políticas realizadas pelos partidos parlamentares nos últimos dias.

A coalizão sob o comando do primeiro-ministro Giuseppe Conte desmoronou parcialmente por causa de sua incapacidade de chegar a um acordo sobre como escapar de uma recessão profunda resultante da covid-19 e dos longos bloqueios.

Se Draghi conseguir obter a maioria em ambas as casas do Parlamento, ele será capaz de formar um governo institucional. Draghi é economista e foi presidente do Banco da Itália entre 2006 e 2011, e presidente do BCE entre 2011 e 2019. Ele desempenhou um papel crucial durante a crise da dívida soberana na zona do euro em 2012.

Em 26 de julho de 2012, ele disse a famosa frase que acalmou os mercados financeiros: “O BCE está disposto a fazer o que for preciso para preservar o euro. E acredite em mim, será o suficiente”.