Preços ao produtor da China têm maior alta em 13 anos em maio

São Paulo, 9 de junho de 2021 – O índice de preços ao produtor da China subiu 9,0% em maio em relação ao mesmo período do ano anterior, maior nível desde setembro de 2008, após a alta de 6,8% reportada em abril, segundo informações do departamento de estatísticas do país.

A alta vem em meio ao avanço dos preços das commodities. Analistas esperavam aumento de 8,6% nos preços ao produtor em maio. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o índice de preços ao produtor da China avançou 1,6% em maio, após a alta de 0,9% em abril.

Já o índice de preços ao consumidor da China subiu 1,3% em maio na comparação com igual período de 2020, após a alta de 0,9% registrada em abril, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Analistas esperavam alta de 1,5%.

Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor da China caiu 0,2% em maio, após a baixa de 0,3% em abril.

O preço dos alimentos, que representa quase um terço do índice, subiu 0,3% em maio em base anual, após a queda de 0,7% em abril. Os itens não alimentícios subiram 1,6% no ano, após a alta de 1,3% no mês anterior.