Variante Ômicron representa riscos para emprego e economia, diz Powell

380

São Paulo – O recente aumento de casos de covid-19 e o surgimento da variante Ômicron representam riscos para o emprego e a atividade econômica dos Estados Unidos, de acordo com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, em texto preparado para discurso diante de um comitê no Senado amanhã às 12h.

De acordo com Powell, a preocupação em contrair a nova variante faz com que as pessoas percam a disposição para irem trabalhar, o que pode intensificar interrupções na cadeia de suprimentos.

“O recente aumento dos casos de covid-19 e o surgimento da variante Ômicron representam riscos de queda para o emprego e a atividade económica e aumentam a incerteza para a inflação. Uma preocupação maior com o vírus poderia reduzir a disposição das pessoas para trabalhar pessoalmente, o que desaceleraria o progresso no mercado de trabalho e intensificaria as interrupções na cadeia de suprimentos”, disse ele.

O presidente do Fed voltou a classificar o desequilíbrio entre oferta e demanda como uma das contribuições para a aceleração na inflação, e disse que o índice é puxado para cima devido à alta dos preços dos aluguéis e da energia. “Como resultado, a inflação geral está bem acima de nossa meta de longo prazo de 2%”, disse Powell, citando que o índice de preços para os gastos pessoais (PCE) subiu 5,0% em outubro na comparação anual.

“A maioria dos analistas, incluindo o Fed, continua esperando que a inflação diminua significativamente ao longo do próximo ano, à medida que os desequilíbrios de oferta e demanda caírem. É difícil prever a persistência e os efeitos das restrições de oferta, mas agora parece que os fatores que empurram a inflação para cima permanecerão até o próximo ano”, afirmou Powell.

Além disso, com a rápida melhora no mercado de trabalho, a ociosidade está diminuindo e os salários estão subindo em ritmo acelerado, segundo ele. “Em outubro houve a abertura de 531 mil novas vagas, e a taxa de desemprego caiu para 4,6%, o que indica uma recuperação no ritmo de melhora do mercado de trabalho”, disse. “Esperamos que o progresso continue”.

Por fim, Powell afirmou que a economia norte-americana continuou a se fortalecer, apesar do aumento nos casos de variantes Delta ter retardado temporariamente o progresso. “Nós, do Fed, faremos tudo o que pudermos para apoiar uma recuperação total do emprego e alcançar nossa meta de estabilidade de preços”, concluiu.