Powell diz não poder garantir “pouso suave” da economia frente à inflação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, alertou hoje que controlar a inflação pode causar algum impacto econômico, mas que os resultados seriam piores se os preços continuarem a subir.

Powell disse que não poderia prometer o chamado “pouso suave” – para a economia dos Estados Unidos, já que o Fed já sobe a taxa básica de juros para tentar reduzir os aumentos de preços, que estão perto de seu ritmo mais rápido em mais de 40 anos.

“Um pouso suave é, na verdade, voltar a inflação para 2%, mantendo o mercado de trabalho forte. E é bastante desafiador conseguir isso agora, por algumas razões”, disse o presidente do Banco Central em entrevista ao programa de rádio Marketplace.

As declarações de Powell foram feitas no mesmo dia em que o Senado confirmou seu nome para um segundo mandato, quase sete meses depois que o presidente Joe Biden apresentou a nomeação pela primeira vez. O final de seu primeiro mandato se encerra marcado pelas taxas de juros subindo de forma acentuada.

O rápido aumento no custo de alimentos, gás, moradia e outros itens básicos do dia a dia tornou-se uma questão politicamente explosiva para o governo do presidente Joe Biden. Os preços ao consumidor em abril subiram 8,3% frente a um ano atrás.