Posso me encontrar com Rouhani, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode se encontrar com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, para conversar sobre o acordo nuclear, e reiterou que o país não pode ter armas nucleares.

Em coletiva de imprensa no encontro do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), ao ser questionado se faria uma reunião com Rouhani, Trump disse: “Se as circunstancias forem corretas, sim”.

Segundo Trump, ele pretende fazer algo com relação ao acordo nuclear, mas isso pode não ser iminente. “Tenho bons sentimentos sobre a situação com o Irã”, afirmou. “O Irã quer fazer um acordo”, disse, acrescentando que o país tem sido pressionado pelas sanções econômicas.

Trump disse ainda que o Irã é um país tem um tremendo potencial. “Não buscamos uma mudança de regime no Irã, buscamos não para armas nucleares, não para mísseis”, afirmou. Segundo ele, porém, se o Irã continuar com suas ameaças, os Estados Unidos vão responder de forma violenta.

Na mesma coletiva, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que Trump e Rouhani deveriam se encontrar, e que acredita que eles podem chegar a um entendimento. A França tem liderado os esforços para reduzir as tensões entre os dos países e salvar o acordo nuclear de 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram no ano passado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com