População de Nova Lima registra mar de lama; Vale nega abalo na estrutura da B3/B4

441
Barragem 8B, na Mina de Águas Claras / Foto: Vale

São Paulo – A população do distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, no município de Nova Lima (MG), teme o rompimento da barragem B3/B4, na mina Mar Azul, da Vale. Fotos divulgadas por moradores nas redes sociais mostram vias tomadas pelo barro, muretas destruídas e desmoronamento de encostas. A Vale nega qualquer abalo na estrutura. Por meio de nota, a empresa menciona “um deslizamento de terra natural provocado pelas chuvas intensas”.
Em nota, a mineradora afirmou que a barragem apresenta estrutura de contenção apresenta condições normais de operação e permanece estável. “O acúmulo da água retida na contenção, provocado pelas intensas chuvas na região, com volume aproximado de 565 mm somente neste sábado e domingo, não interferiu na sua estabilidade e função, ou seja, a estrutura continua sendo capaz de reter os rejeitos em caso de necessidade”, garantiu a Vale, por meio de nota enviada à Agência CMA.
“Os vídeos e imagens que circulam na internet tratam de um deslizamento de terra natural provocado pelas fortes chuvas na região. A empresa segue monitorando as barragens da mina 24h por dia, 7 dias por semana, em tempo real, por meio do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), de acordo com a legislação vigente”, completou a companhia.